Jornal Correio Braziliense

Cidades

Queda de pastilhas da área externa interdita parte da Torre de TV

Várias pastilhas de revestimento da área externa da Torre de Televisão cairam no começo da tarde deste sábado (31/7). Não houve feridos. A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram chamados e a área da Torre, voltada para o Setor Hoteleiro Norte, foi interditada. Com isso as barracas de feirantes que funcionam no local também foram fechadas.

De acordo com a supervisora de Serviços da Defesa Civil, Edna Gonçalves de Oliveira, um dos fatores que podem ter causado o descolamento das pastilhas do revestimento da área externa da Torre de TV foi a falta de manutenção, já que foram identificados vários pontos com rachaduras na marquise do prédio.

Com o incidente, a parte interna da Torre foi interditada pela Defesa Civil. Assim, os visitantes que forem visitar o local, a partir deste domingo (1;/8), não terão acesso ao Museu de Gemas, localizado no mesanino do prédio, nem ao mirante, de onde se observa boa parte do Plano Piloto.

Ainda segundo a supervisora de Serviços da Defesa Civil, também há a possibilidade de interdição da área externa, onde funcionam as barracas da feira. "O corpo de Bombeiro está fazendo uma avaliação de toda a área externa para saber se existe risco de outras pastilhas se soltarem, provocando risco à população", informa.

Outros motivos podem ter contribuido para a queda das pastilhas, de acordo com a Defesa Civil: o movimento de máquinas pesadas - na obra de implantação das novas barracas da feira - e a variação de temperatura nesta época, situação que provoca excessiva dilatação do concreto.

MEMÓRIA

A Torre de TV de Brasília foi inaugurada em 1967 com 224 metros de altura, contendo o Museu das Gemas. Possui um mirante panorâmico a 75 metros de altura com capacidade para 150 pessoas. Há duas atrações turísticas localizadas junto à sua base ; a tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes.