postado em 03/08/2010 20:17
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) julgou, nesta terça-feira (3/8), 129 processos eleitorais. Um registro de candidatura foi indeferido e um julgamento adiado. Entre as decisões, 19 eram referentes a impugnações e o restante sobre outras questões, como pedidos de registro de candidatura. Anna Christina Kubitschek Barbará Pereira, que disputaria o cargo de primeira suplente do candidato a senador Alberto Fraga (DEM), teve a candidatura indeferida por não prestar contas relativas a sua campanha de 2006, contabilizando quatro inelegíveis.
Em pauta, estavam previstos 130 decisões, mas o julgamento da ação de impugnação contra a candidatura de Maria de Lourdes Abadia, que disputa o cargo de senadora pela coligação Esperança Renovada, - mesma de Joaquim Roriz - foi adiado.
Os advogados da ex-governadora alegaram que não houve prazo para que fosse apresentada a alegação final, enquanto o Ministério Público Eleitoral (MPE) obteve tempo para que algumas dúvidas fossem sanadas. Em maioria, a corte decidiu conceder cinco dias para a defesa de Abadia.
De acordo com a defesa da candidata, a alegação final deve ser apresentada até esta quarta (4/8) para que o julgamento seja marcado para esta quinta (5/8).
Outros inelegíveis
O TRE indeferiu, até esta terça, quatro registros de candidaturas. Além de Anna Christina Kubitschek, Ricardo Machado (PCO), que concorreria ao cargo de governador do DF, e os aspirantes a distritais Wilson Lima (PR) e Edleuzo Souza Cavalcante (PSol) também estão fora da disputa, por enquanto. Para todos, ainda cabem recursos das decisões no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).