Cinco pessoas foram detidas, no fim da tarde desta segunda-feira (9/8), acusadas de envolvimento no tráfico de drogas no Distrito Federal e Entorno. Além da prisão, foram apreendidos 250kg de maconha, que seriam utilizados para comércio ilegal. De acordo com o coordenador e delegado-chefe da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), João Emílio de Oliveira, ainda há suspeitas de mais duas outras pessoas envolvidas.
Após quatro meses de investigação, a polícia conseguiu localizar Luis César Pereira de Dinis, 38 anos, em sua casa, na chácara 55 do Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama. Com ele, foram apreendidos 250kg de maconha, que estavam escondidos nas laterais da caçamba e no assoalho de uma caminhote GM/S10. A droga tinha acabado de ter sido comprada em Ponta Porã, na divisao do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, segundo o delegado João de Oliveira. Além do entorpecente, também foram apreendidos no local, uma balança de precisão e R$ 14 mil em espécie.
Os outros envolvidos, Getúlio de Jesus Brigida, 26, Elisaldo Pereira dos Santos, 36, Anderson José Santos da Silva, 28, e Alisson Nunes da Silva, 33, foram presos na Cidade Ocidental, Luziânia e Valparaíso. Com eles, a polícia localizou, ainda, sete armas de fogo, sendo uma pistola 9 mm de uso restrito com 22 cartuchos intactatos, quatro revólveres calibre 38 com 50 cartuchos, uma pistola calibre 380 mm com oito cartuchos e uma espingarda calibre 12 com seis cartuchos, quatro motocicletas, duas caminhotes e três veículos. A polícia ainda não fez a perícia dos veículos.
Segundo a Cord, os cabeças do grupo são Elisaldo dos Santos e Getúlio de Jesus. O último já possuía passagens na polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Além de Getúlio, Luis e Anderson também têm passagens por porte ilegal de arma. O grupo será autuado por tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo cada um.