Cidades

Umidade relativa do ar atinge segundo menor índice do ano no DF

postado em 10/08/2010 20:04

Tempo seco aumenta número de incêndios. Fogo destruiu a caminhonete D-10 com melâncias expostas em canteiro às margens da BR-040

Em uma tarde marcada por diversos focos de incêndio no DF, a umidade relativa do ar atingiu a segunda menor marca do ano. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), entre às 15h e 16h, o índice, aferido no Setor Sudoeste, chegou a 16%. Neste ano, a menor umidade aferida no local pelo órgão foi de 15%, registrado no mês de junho.

Já de acordo com o Instituto Climatempo, a umidade relativa do ar chegou a 7% por volta das 15h, no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. O dado do órgão caracteriza estado de emergência, segundo a Defesa Civil. A temperatura registrada no horário foi de 30 graus Celsius.

De acordo com o Climatempo, entre 14h e 17h, a umidade variou entre 7% e 9%. Às 18h, a umidade relativa do ar subiu para 13%. Além disso, o Instituto informou que nos próximos dois dias, a tendência é que a umidade fique em 10%.

Segundo o Inmet, a previsão para amanhã é de umidade variando de 55% a 20%. O instituto também indica que o tempo permaneçerá claro, com névoa seca. A temperatura mínima deve ficar em 13;, durante a madrugada, e a máxima em 27;, no período da tarde.

Incêndios

O Corpo de Bombeiros registrou, nesta terça-feira (10/8), 12 focos de incêndio apenas na área atendida pelo batalhão de Taguatinga. Um deles, na BR-040, próximo a um posto da Polícia Rodoviária Federal, em Valparaíso, atingiu uma área de 28,5 hectares.

[SAIBAMAIS]De acordo com o cabo Pontes, do 2; Batalhão de Incêndios, ainda não se sabe como o fogo, que teve início às 15h, começou. "Pela direção do vento, há indícios de o incêndio ter começado às margens da BR-040, com por exemplo, a partir de uma ponta de cigarro", explica. Com a seca, as chamas se espalharam rápido pelo cerrado, chegando próximo a uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Para conter o fogo, foram necessários 15 militares da corporação. Em Brazlândia, no Parque Veredinha, o incêndio consumiu uma área de 5 mil m;, sendo que dez bombeiros atuaram na operação. Outro incêndio de grandes proporções, na quadra oito do Lago Oeste, também foi contido pelos bombeiros durante a tarde.

Recomendações
De acordo com a Defesa Civil, quando a umidade está abaixo dos 30%, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) recomenda a emissão de Boletins Especiais de Previsão para os órgãos especializados. Já abaixo dos 20%, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que os órgãos especializados devem orientar a população a respeito das medidas preventivas.

Além disso, a Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) diz que com a umidade relativa do ar abaixo dos 12%, medidas preventivas especiais devem ser tomadas. Nesse caso, a Defesa Civil deve recomendar, por exemplo, a Secretaria de Educação a redução do horário das aulas.

Dicas de saúde
Nesse período de seca é comum que as pessoas tenham problemas como hemorragias nasais, vômitos, disfunção das atividades orgânicas e perda de líquido. O cidadão pode evitar os incômodos ao tomar banho menos prolongado com água quente, além do uso excessivo do sabonete para que não eliminar a oleosidade natural da pele.

Outras medidas importantes: pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina algumas vezes ao dia, evitar ligar aparelhos de ar-condicionado, fazer refeições leves e evitar a prática de exercícios físicos no período das 10h às 16h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação