postado em 11/08/2010 07:00
O candidato petista ao Governo do Distrito Federal se reuniu na manhã de ontem com representantes do setor de turismo na capital. Agnelo Queiroz ouviu do presidente do conselho curador do Convention and Visitors Bureau, Helder Carneiro, propostas do segmento para o próximo gestão no Palácio do Buriti. A principal reclamação dos empresários é para que o novo secretário de Turismo tenha um perfil técnico e não político, visando o desenvolvimento econômico do setor. O compromisso de atender o pedido foi assumido por Agnelo. ;Não vamos partidarizar nem essa (turismo) nem qualquer outra área do nosso governo. Esse pensamento já se mostrou fadado ao fracasso, por isso vamos optar por aqueles que sejam qualificados para as funções e que não usem o cargo para questões próprias, nem o próprio governador;, afirmou o candidato.Os postulantes ao Senado Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) acompanharam a agenda. Agnelo aproveitou a oportunidade para prometer aos presentes que fará todo o possível para que Brasília seja sede da abertura dos jogos da Copa do Mundo de 2014. ;Consideramos esse evento um ponto estratégico. Será uma exposição maravilhosa para o mundo inteiro;, avaliou. O petista também prometeu a revitalização de áreas importantes para a cidade, como o Setor Comercial Sul.
Durante a tarde, o candidato participou de reuniões fechadas e aproveitou o ritmo mais leve da campanha de rua para se preparar para o debate com os demais candidatos ao Palácio do Buriti que ocorre amanhã em uma rede de televisão. Essa será a estreia do petista em um debate televisivo, já que concorre pela primeira vez ao governo. Agnelo também tem se dedicado a gravar seu programa eleitoral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já gravou a mensagem que será utilizada na propaganda do PT na disputa pelo Buriti.
Asa Sul
Revitalizar e resgatar a história de Brasília. Esse foi o principal tema discutido ontem pelos candidatos ao GDF Eduardo Brandão (PV) e Toninho do PSol. Pela manhã, eles fizeram caminhadas em pontos específicos da Asa Sul. À tarde, ambos participaram de reuniões partidárias e de preparação para o debate televisivo de amanhã.
Acompanhado de partidários e candidatos do PSol ao Senado e à Câmara Legislativa, Toninho percorreu a W3 Sul, visitando os estabelecimentos locais e coletando as principais reivindicações dos comerciantes. O candidato falou sobre a revitalização da avenida, que classificou como um dos centros de referência da capital. ;Durante muito tempo, a W3 foi o centro comercial do Distrito Federal. Eleito governador, pretendo resgatar essa história;, prometeu. Toninho também falou sobre o veículo leve sobre trilhos (VLT) e criticou o fato de o transporte que está sendo construído na W3 percorrer apenas o trecho Aeroporto/Setor Comercial Sul. ;Não sou contra o VLT. Apenas quero que o trem seja integrado a terminais de ônibus e metrô.;
Já o candidato do PV, Eduardo Brandão, visitou a Igrejinha da 307/308 Sul e lamentou o que chamou de ;abandono da Fundação Athos Bulcão;. A entidade funcionava em um prédio da Secretaria de Educação até o mês passado, quando foi despejada por decisão judicial. Agora, a fundação, criada para preservar e proteger a obra do artista dos azulejos, aguarda a construção da sede definitiva. Enquanto isso, será transferida para o prédio do Touring. ;O próximo governador tem que arregaçar as mangas e resolver essa situação. O terreno prometido ainda não foi entregue apenas por causa da burocracia;, disse.
Brandão também passeou pela rua comercial 107/108 Sul, comentando as mudanças de Brasília nos últimos 50 anos em relação ao projeto inicial. ;Os puxadinhos no comércio são um problema. Por que não criar um setor para ruas destinadas ao lazer?;, propôs.