Cidades

II Semana de Vigilância Sanitária orienta estudantes do DF esta semana

postado em 11/08/2010 12:15
Começa nesta quarta-feira (11/8) a II Semana da Vigilância Sanitária. O evento, no salão do Centro Comunitário da Candangolândia, tem o objetivo de orientar estudantes a respeito de consciência sanitária.

Até a próxima sexta (13/8), haverá palestras, atividades, jogos e peças de teatro para destacar a importância do assunto no cotidiano. De acordo com Denise Orbage de Brito, assistente da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), uma equipe de educação trabalhará o tema de forma lúdica. Ela acredita que, por meio da informação e do conhecimento, a criança pode mudar o seu cotidiano evitando acidentes e participando da vigilância. "Por meio do jogo e do teatro, o estudante vive aquele momento e faz uma conexão com o mundo dele, o que pode mudar de alguma forma o seu cotidiano em relação à consciência sanitária", explica.

O evento é dividido em dois momentos. O primeiro ocorre nesta semana, com as atividades no Centro Comunitário da cidade, e o segundo é quando as escolas poderão solicitar palestras nas instituições.

Atividades
Além das palestras, um grupo de teatro confeccionou uma casa protegida com quatro ambientes - sala, cozinha, banheiro e quarto - onde em cada cômodo são demonstrados os perigos dentro da residências. Os estudantes são orientados sobre medicamentos, plantas e produtos venenosas e ainda alimentos contaminados. As crianças ainda debatem, junto com os atores, as soluções.

Cada participante recebe um kit de mini inspetor com uma garrafa de água, camiseta da Vigilância Sanitária, boné, caderno, lápis, estojo e um caderno de atividades, com conteúdos de assimilação por meio de jogo da velha, cruzadinha, caça palavras e enigmas.

Ao final, todos participam da trilha da saúde. Segundo Denise, é um jogo de tabuleiro no chão, onde as crianças, em grupo, respondem às perguntas e os vencedores recebem um prêmio. "Esse último momento é para consolidar o conhecimento. É quando temos o feedback do que a criança aprendeu", finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação