postado em 11/08/2010 14:29
Os candidatos ao governo do Distrito Federal participam, a partir de quinta-feira (19/8), de um debate promovido pelo Açougue Cultural T-Bone, em parceria com o Movimento Viva Arte. O evento discutirá as propostas de cada um em relação à arte e à cultura do DF. Segundo o proprietário do T-Bone e, também integrante do movimento, Luiz Amorim, apenas Joaquim Roriz (PSC) ainda não confirmou a presença - a participação é negociada com a assessoria de imprensa do candidato.A iniciativa veio da ideia de abrir um espaço para que os candidatos pudessem falar sobre suas propostas em relação à cultura. Para Luiz Amorim, o tema geralmente fica em segundo plano nos debates comuns. "O candidato se reúne com as pessoas e firma o compromisso. Dessa forma, as propostas serão esplanadas e eles terão o compromisso com o público, já que ficará registrado", explica.
Luiz afirma que este será um momento inédito para o setor cultural do DF. "A arte não costuma ser tratada como prioridade e, também, vamos pedir aos candidatos que se comprometam para que o próximo secretário de Cultura se reúna a cada seis meses para fazer um balanço", diz.
O debate será aberto ao público e acontecerá em um espaço próximo ao Açougue, na comercial da 312 Norte Bloco B. O proprietário do T-Bone informa que haverá televisores e que a exposição de ideias ainda será transmitida ao vivo no site do Movimento Viva Arte. Além disso, segundo Luiz, eles tentar firmar um contrato com algumas emissoras de rádio.
Durante o evento, cada candidato terá 15 minutos para expor suas propostas em relação ao assunto e depois o público poderá fazer 15 perguntas que serão respondidas por eles, com a mediação do jornalista Paulo José Cunha. Depois desse debate, dez personalidades do setor cultural farão uma avaliação do candidato.
Agenda
19/8 - 19h30 - Agnelo Queiroz (PT)
25/8 - 19h30 - Toninho (Psol)
27/8 - 19h30 - Frank Svensson (PCB) e Newton Lins (PSL)
30/8 - 19h30 - Joaquim Roriz (PSC) - a confirmar
31/8 - 19h30 - Eduardo Brandão (PV), Ricardo Machado (PCO) e Rodrigo Dantas (PSTU)