Jornal Correio Braziliense

Cidades

Segunda etapa da campanha contra poliomelite acontece neste sábado

Mais de 210 mil crianças menores de cinco anos deverão ser imunizadas na segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A imunização deve ocorrer nos 345 postos, que funcionarão nos hospitais públicos, centros de saúde, escolas, shopping e supermercados neste sábado (14/8), das 8h às 17h. Serão distribuídas 300 mil doses para todos os postos, onde 2,5 mil funcionários da SES-DF, da Polícia Militar e do Detran devem trabalhar.

A infectologista Ana Maria Rocha explicou que a criança não precisa ter cartão de vacina para ser imunizada, embora, seja "importante que ela tenha, até para acompanhar as outras vacinas", completa. A secretaria de Saúde aconselha que as crianças que estejam com febre superior a 38 graus, com alergia grave a algum componente da vacina, com imunodepressão congênita ou adquirida não compareçam aos postos.

Números
Na segunda etapa da campanha, a população alvo é de 221.095 crianças. A meta da secretaria é de imunizar, pelo menos, 95% - 210.040 delas - neste domingo. O último caso de paralisia infantil registrado no DF foi em 1987. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão da doença.

Na primeira etapa, a meta de vacinações alcançada este ano foi de 88,5%, com aumento de 0,7% em relação ao ano passado, que ficou nos 87,8%. Já na segunda etapa, em 2009, 90,7% do público alvo foi imunizado. Em 1994 a América recebeu o certificado de erradicação do vírus.