Diversos órgãos do Distrito Federal começaram, nesta quinta-feira (12/8), uma megaoperação na Colônia Agrícola Arniqueiras para garantir o cumprimento de decisão liminar proferida em dezembro de 2008 pelo juiz Alexandre Vidigal, da 20; Vara da Justiça Federal no DF. Durante a inspeção judicial, foram verificadas grilagem e ocupação irregular de terras.
De acordo com a assessoria de imprensa da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), até por volta das 11h40, o síndico de um dos condomínios tinha sido preso e havia ocorrido a apreensão de uma máquina escavadeira de uma obra, ambos na chácara 463.
A ação, que contou com a participação de mais de 100 pessoas, começou próximo à chácara 463, seguiu nas imediações da chácaras 126, 64 e 18g e terminou por volta das 12h. O objetivo era identificar locais que descumpriam a ordem de embargo de construções irregulares emitida por Vidigal, que comandou a operação. O juiz agora fará um relatório conclusivo sobre o fato.
Participaram da inspeção integrantes da Agefis, da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), do Instituto Chico Mendes, da Justiça Eleitoral e das polícias Civil e Militar. Um helicóptero também ajudou na identificação das áreas possivelmente invadidas.