postado em 12/08/2010 19:50
O número de incêndios registrados este ano no Distrito Federal já corresponde a 95% do total de 2009. Segundo o Corpo de Bombeiros, de 1; de janeiro a 10 de agosto de 2010 foram 1.802 ocorrências, contra 1.887 durante todo o ano passado.Para o tenente-coronel Odílio Domingos de Oliveira, comandante do Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF, o número de 2009 deve ser facilmente superado. "Isso só não vai acontecer se começar a chover amanhã", diz. Ele estima que o número de ocorrências registradas este ano será superior a 2 mil.
Os dados mostram a relação direta com o período de seca na região Centro-Oeste e o aumento das queimadas. De maio a agosto foram 1.622 focos.
A área atingida pelo fogo também está próxima de ultrapassar o índice do ano passado. As 1802 ocorrências até o momento dão um total de 3.399 hectares queimados. Em 2009 foram 3.766 hectares.
Sobradinho, Brazlândia, Gama e São Sebastião são as cidades com maior registro de incêndios no DF. De acordo com os bombeiros, elas possuem uma grande área rural, o que justifica a alta incidência.
Dicas
Para que menos incêndios ocorram, o CBMDF pede que as pessoas evitem jogar cigarros acesos ao longo das vias e não queimem lixo ou entulho próximo a vegetações. Também é importante que os proprietários das áreas rurais façam aceiro, para evitar a propagação do fogo, e quando forem realizar queimadas, os donos das terras devem pedir autorização dos bombeiros e do Ibama. Outro pedido dos bombeiros é para que o cidadão entre em contato imediatamente pelo número 193, ao ver um incêndio.