postado em 14/08/2010 07:00
Juliana Boechat
Luísa Medeiros e
Noelle Oliveira
Os principais candidatos ao Governo do Distrito Federal reservaram boa parte da sexta-feira para acertar detalhes da propaganda eleitoral gratuita(1) ; que começa a ser exibida no rádio e na televisão na próxima semana, na hora do almoço e à noite. Os programas eleitorais passam a ser veiculados a partir de 17 de agosto, mas os postulantes ao Palácio do Buriti aparecerão pela primeira vez no dia seguinte.
De manhã, o petista Agnelo Queiroz gravou imagens no estúdio montado no comitê majoritário de campanha, no Setor Comercial Sul. À tarde, o programa foi filmado no Parque da Cidade e contou com a participação de militantes e de outros candidatos da coligação Um novo caminho, como o candidato a vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB). No início da noite, Agnelo participou de um ato de sindicalistas, na Praça dos Aposentados, em frente ao Conic.
Depois de uma semana de poucas aparições públicas, Agnelo Queiroz afirmou que retomará o contato com a população do DF. ;Vamos voltar a investir no corpo a corpo. A semana passada foi dedicada ao programa eleitoral e à preparação para o debate;, disse, em referência ao primeiro confronto televisivo entre aos candidatos ao GDF, realizado na última quinta-feira. O aspirante ao Buriti avaliou como positiva sua participação: ;Fizemos um grande esforço para apresentar nossas propostas. O que queremos é debater a crise no DF de uma forma produtiva para a população.;
Além desses compromissos, o petista inaugurou dois comitês de campanha na Avenida Hélio Prates, em Ceilândia. A expectativa é que na próxima segunda-feira, Agnelo se encontre pela segunda vez com a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) para atividades no Núcleo Bandeirante. Na terça-feira, o reforço esperado é a primeira dama Marisa Letícia.
Massa de pão
Joaquim Roriz também fechou os últimos detalhes do programa. O candidato pelo PSC tem menos tempo que o adversário petista ; 5;39;; contra 7;27;; de Agnelo ;, mas faz de tudo para usufruir dos minutos ao máximo para vender suas ideias. Na manha de ontem, Roriz gravou alguns takes. À noite, manteve a programação do ultimo mês e inaugurou um comitê político no Guará II.
Um dia após o primeiro debate de televisão, Roriz estava confiante. Os assessores consideraram a participação do candidato satisfatória. O debate foi tema dos discursos do evento de ontem à noite. Segundo o candidato a vice-governador Jofran Ftrejat (PR), os outros participantes queriam fazer de Roriz ;um saco de pancadas;. ;Eles se deram mal. Roriz é igual massa de pão: quanto mais bate, mais cresce.; Roriz foi mais leve ao falar à plateia. Segundo ele, os próximos 50 dias serão fundamentais para a vitória. E voltou a afirmar que é candidato, mesmo após o TRE ter negado o registro de candidatura dele. Ele já recorreu da decisão. ;Acredito na Justiça deste Brasil.;
Orgulho gay
O candidato do PV Eduardo Brandão assinou ontem um termo de compromisso com representantes do movimento LGTB (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) no Setor de Rádio e TV Sul. ;Seremos contra qualquer forma de discriminação racial ou sexual em meu governo. Usaremos verba publicitária para criar campanhas educativas contra isso;, disse. O apoio à causa homossexual será feito pessoalmente amanhã à tarde pelo concorrente, na 13; Parada do Orgulho Gay de Brasília, no Eixão Sul.
Um dia após o debate, Brandão disse ter sentido mais receptividade da população nas ruas. ;A impressão é que as eleições começaram ontem (quinta-feira);, analisou. O candidato Toninho do PSol teve a mesma impressão. ;A repercussão foi muito boa. As pessoas assistiram e fizeram elogios à minha participação;, afirmou o concorrente, que, ao fim do dia de ontem, fez panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto.
Antes do corpo a corpo, Toninho ficou envolvido com as gravações do programa eleitoral gratuito na TV. O candidato tem de ser conciso para apresentar em apenas 49 segundos as propostas de governo e os motivos pelos quais quer governar o DF. Ontem ele gravou quatro programas. ;Falei durante 30 segundos e o restante do tempo foi preenchido com mensagens institucionais e partidárias;, contou.
Divisão
A propaganda eleitoral gratuita para o primeiro turno terá duração de 45 dias, de 17 de agosto a 30 de setembro. Às terças, quintas-feiras e aos sábados, os programas apresentarão os candidatos aos cargos de presidente e deputado federal. Às segundas, quartas e sexta-feiras, é a vez dos postulantes a governadores, senadores e, no caso de Brasília, deputados distritais. No domingo, os eleitores terão uma folga.
O número
67
Total de pedidos de registro de candidatura que os juízes do TRE analisarão na próxima segunda-feira
18 de agosto
Data em que os candidatos a governador aparecerão pela primeira vez na propaganda eleitoral gratuita
67
Total de pedidos de registro de candidatura que os juízes do TRE analisarão na próxima segunda-feira
18 de agosto
Data em que os candidatos a governador aparecerão pela primeira vez na propaganda eleitoral gratuita