Cidades

Ladrão de carros do Plano é preso

Vigilante de shopping atuava com um comparsa preferencialmente nas asas Sul e Norte e no Sudoeste. Na casa dele, na Octogonal, foram encontrados notebooks, celulares e até uma pistola retirada do veículo de um policial civil

postado em 14/08/2010 07:00

Pistola 765 e distintivo da Polícia Civil estavam entre os objetos apreendidosFábio Luiz Diniz Gomes, 27 anos, era vigilante de um shopping, apesar de ter ficha policial crivada pelos delitos de furto, estelionato e porte ilegal de arma. Na quinta-feira, por volta das 22h30, ele estava na SQS 206, na companhia de outro homem. A dupla despertou a atenção de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar que passavam pela quadra durante a Operação Etanol, de policiamento em postos de gasolina. Pareciam nervosos com a presença dos agentes fardados. Um dos homens lançou no mato uma lanterna, uma chave de fenda e uma chave de carro ; que os policiais constatariam depois se tratar de um veículo roubado e com chassi adulterado. A suspeita se tornou certeza. Os homens tentaram fugir. Fábio falhou e acabou preso. O comparsa escapou. O que os policiais descobriram na casa de Fábio era muito mais do que o esperado: um arsenal de objetos roubados, a começar por cinco notebooks, 20 celulares e 20 câmeras digitais.

A cena não passou despercebida por porteiros dos prédios e pessoas que estavam no bar Libanus, localizado na quadra comercial. Segundo eles, houve pelo menos três disparos na tentativa de impedir a fuga do parceiro de Fábio. ;Estava sentado no bar com três amigos. De repente, ouvimos um disparo, mas ninguém sabia se era um tiro. Depois ouvimos mais dois tiros, sem precisar de onde eles vinham. Todo mundo ficou com medo e se agachou. Foi a maior confusão no bar;, relata o economista José Fausto, 25 anos. A PM desmentiu a versão e afirmou que não houve disparos. ;Não é a primeira vez que escuto tiros aqui. À noite tem ficado cada vez mais perigoso. Assaltos são cada vez mais frequentes;, conta o porteiro do bloco A Marco Aurélio, 33 anos.

A chave descartada pelos bandidos abriu a porta de um VW Golf prata (HHN-1919/MG). ;O carro é roubado e tem a placa clonada. Foi todo modificado para dar a impressão de legalidade;, diz o delegado-chefe da 1;DP, Watson Warmling. Dentro do veículo, estavam equipamentos eletrônicos furtados na mesma noite. Warmling explica que os policiais que apreenderam o vigilante fizeram uma consulta e descobriram que a 3; DP (Cruzeiro) já havia registrado três ocorrências de furto no Sudoeste.

Os agentes do Bope seguiram então para a casa de Fábio, na Octogonal. ;Lá, foi encontrada uma farta quantidade de materiais roubados e dos mais variados tipos;, afirma Warmling. A preferência da dupla eram claramente os equipamentos eletrônicos: cinco notebooks, 20 celulares, 20 câmeras digitais, pen-drives, HD externos, impressora e sons automotivos estavam na casa. Até um policial civil foi vítima da dupla criminosa, que levou uma pistola 765, as munições e o distintivo do agente, que estavam em uma bolsa no carro. O volume de produtos confiscados foi o suficiente para encher uma sala da delegacia.

Não havia perfil definido do tipo de veículo roubado, mas muitos eram carros de luxo. Os ladrões atuavam principalmente nas asas Sul e Norte e no Sudoeste. Na maioria dos casos, o acesso aos bens era feito pela quebra do vidro traseiro direito. Até o fim da tarde de ontem, pelo menos quatro pessoas compareceram à 1; DP para identificar e reaver os objetos.

O vigilante será indiciado pelos crimes de furto, adulteração de sinal identificador de veículo e posse ilegal de arma. Como ele é suspeito de ser autor de pelo menos nove ocorrências, sua pena deverá ser longa: se for sentenciado às penas máximas, seu tempo de detenção pode chegar a 153 anos. Quanto ao segundo ladrão, cuja identidade não foi revelada, ele é considerado foragido e a Polícia Civil vai pedir à Justiça um mandado de prisão preventiva.

Memória
Agosto armado

Dois casos de tentativas de assaltos ousados e violentos marcaram o início de agosto no Plano Piloto. Na última segunda-feira, o Setor Comercial Sul foi palco de mais um tiroteio. Dois homens tentaram roubar um carro em frente ao Palácio do Comércio, mas foram frustrados por policiais militares. Ao tentarem fugir, os bandidos passaram por cima de calçadas do local e trocaram tiros com a polícia. Ao chegar em frente ao Hospital de Base, o motorista abandonou o carro em movimento, que foi parar em cima da calçada da unidade de saúde. Ele tentou fugir a pé, mas foi detido pela polícia. Ferido na mão, o outro homem foi levado pelos PMs para o Hospital de Base. Na quarta-feira, seis funcionários da loja Polar Tintas, na 510 Sul, foram rendidos por dois assaltantes que os encharcaram de tiner e ameaçaram atear fogo em todos durante o assalto. O dono da loja e um funcionário foram agredidos. A Polícia Militar chegou a tempo para evitar uma tragédia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação