Helena Mader
postado em 14/08/2010 07:00
Para evitar casos de desrespeito ao pedestre e reduzir o risco de novos atropelamentos fatais ; como o da menina Lucicleide(1) da Silva Santos, 11 anos, na última terça-feira ; o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai reavaliar a localização e o traçado de todos os 5 mil pontos de travessia da capital. O levantamento ; que começou a ser preparado em 2006, mas só agora vai sair do papel ; prevê a remoção de algumas faixas e até mesmo a substituição por semáforos, em locais onde o fluxo de pessoas cresceu muito nos últimos anos. Ao todo, serão investidos R$ 4 milhões no projeto. O objetivo é melhorar a visualização para os motoristas e aumentar a segurança das pessoas que circulam a pé.
Para fazer esse trabalho, o Detran se aliou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e formou uma equipe multidisciplinar. Fazem parte do grupo técnicos dos setores de engenharia, fiscalização, estatística e educação. Policiais militares ligados ao Batalhão de Trânsito também vão cooperar com a iniciativa. Com isso, o governo vai identificar os locais mais perigosos, checar os problemas de traçado que deixam as faixas perigosas e intensificar o rigor na fiscalização dos motoristas infratores.
Infração gravíssima
De janeiro a maio deste ano, 1.140 condutores foram multados por não dar preferência ao pedestre. Nesses casos, a infração é considerada gravíssima e rende multa de R$ 191, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Em 2009, agentes do Detran e policiais militares multaram 2.772 motoristas pelo mesmo motivo. Entre 2005 e maio deste ano, o desrespeito aos pedestres gerou 17.103 infrações.
O diretor de Segurança de Trânsito do Detran, Silvain Fonseca, explica que o projeto visa garantir a segurança não apenas sobre as faixas de pedestres mas também em suas imediações. ;Houve um atropelamento no estacionamento do aeroporto e quando fomos analisar as causas, percebemos que o estacionamento de carros no meio-fio atrapalhava e impedia que os motoristas enxergassem bem faixa. Com esse estudo, vamos identificar e corrigir problemas como esse;, explica.
Silvain Fonseca destaca ainda outro problema que aumenta os riscos de morte de pedestres nas ruas do Distrito Federal. ;Mais de 60% das pessoas atropeladas estavam alcoolizadas. O consumo de bebidas não é um risco apenas para os motoristas, mas também para quem anda a pé. Com o álcool, a pessoa fica com os reflexos mais lentos e acaba ficando bem mais exposta;, justifica o diretor de Segurança de Trânsito do Detran.
Durante a reformulação das faixas, o governo quer colocar semáforos em alguns pontos de travessia. Em locais próximos a escolas, por exemplo, o trânsito para nos horários de entrada e de saída dos alunos, o que causa transtorno para os motoristas e coloca em risco os pedestres. A avaliação também deve indicar os casos em que a sinalização precisa ser removida.
Para controlar o estado de conservação e o fluxo de carros e pedestres, o Detran mantém um sistema de georreferenciamento, que funciona por meio de satélites. Outras tecnologias modernas devem ser aplicadas para melhorar as condições das faixas e aumentar a segurança. Técnicos do órgão avaliam a possibilidade de adotar, por exemplo, faixas adesivas, que têm durabilidade maior do que a das pintadas com tinta sobre o asfalto.
Conservação
O Detran também promete lavar rotineiramente os pontos de travessia, especialmente durante a seca, para retirar a poeira e o óle,o que atrapalham a visualização da sinalização. ;Até agora, cerca de 50% das faixas já foram revitalizadas. Vamos manter esse trabalho, com a recuperação das placas que foram alvos de vândalos. Infelizmente, o governo tem que gastar muito para recuperar a sinalização danificada. Estudamos até mesmo o uso de placas antipichação;, conta Silvain Fonseca.
A diretora de Estatísticas do Detran, Ana Rita Speziale, afirma que muitos atropelamentos sobre as faixas acontecem quando já há um motorista parado. ;O condutor que segue atrás às vezes não consegue ver que o pedestre já começou a fazer a travessia. Mas com medidas como a colocação de placas de sinalização bem iluminadas e a instalação de tachões no chão, por exemplo, é possível reduzir bastante os riscos desse tipo de acidente;, garante Ana Rita.
Outra medida de segurança prevista no projeto de reformulação é a retirada de faixas próximas a pontos de ônibus. Isso porque alguns veículos param para o desembarque de passageiros e isso pode fazer com que outros motoristas achem que o condutor do ônibus parou para dar passagem a um pedestre.
Tragédia
Por volta das 12h30 de terça-feira, Lucicleide atravessava a rua da QS 3, nas imediações de uma faixa de pedestres, quando o GM Corsa de cor azul, placa HMM-3827/DF, a atingiu. A via onde a criança morreu não tem placas indicativas da existência do ponto de travessia.
"É preciso melhorar a sinalização e pintar as faixas para que os motoristas enxerguem e respeitem;
Francielle Alves, lojista
Francielle Alves, lojista
"Até agora, cerca de 50% das faixas já foram revitalizadas. Vamos manter esse trabalho, com a recuperação das placas que foram alvos de vândalos;
Silvain Fonseca, diretor de Segurança de Trânsito do Detran
Silvain Fonseca, diretor de Segurança de Trânsito do Detran
O número
Ponto de Travessia
5 mil
Total de faixas de pedestres em todo o Distrito Federal
O número
1.140
Multas aplicadas nos seis primeiros mese deste ano a motoristas que n;ao deram preferência aos pedestres
O número
R$ 4 milhões
Valor que será investido para o projeto de reformulação das faixas
Ponto de Travessia
5 mil
Total de faixas de pedestres em todo o Distrito Federal
O número
1.140
Multas aplicadas nos seis primeiros mese deste ano a motoristas que n;ao deram preferência aos pedestres
O número
R$ 4 milhões
Valor que será investido para o projeto de reformulação das faixas
Reformulação
; O Detran vai avaliar a localização e o traçado de todas as 5 mil faixas de pedestres do DF para avaliar a segurança de cada uma
; Em alguns casos, os pontos de travessia podem ser removidos.
Outros receberão semáforos e novos pontos podem ser criados
; O projeto envolve praticamente todos os setores do Detran e do DER: estatística, engenharia, fiscalização e educação.
; A reformulação também terá apoio da Polícia Militar
; Serão feitas pesquisas periódicas com pedestres e condutores para avaliar o respeito à faixa e para checar onde estão os pontos sensíveis do trânsito
; O Detran vai consultar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre a criação de um novo tipo de sinalização. A ideia é pintar o trecho de calçada ao lado das faixas de pedestres para sinalizar que quem está dentro dessa área quer atravessar a rua
; As faixas serão lavadas periodicamente para que a sujeira, a poeira e manchas de óleo não prejudiquem a visualização dos pontos de travessia
; O Detran vai analisar a possibilidade do uso de uma faixa adesiva, mais duradoura do que a tinta aplicada sobre o asfalto
; Sinalizações pichadas ou depredadas serão substituídas
; Novas campanhas educativas serão implementadas para mostrar a importância de os pedestres e os motoristas terem atenção ao parar ou atravessar a faixa
Pedestres aprovam
Quem precisa circular a pé elogia a iniciativa do governo de melhorar as travessias. O vigilante Lucimar Lino de Oliveira, 33 anos, sempre usa os pontos de travessia, mas já está acostumado com a imprudência dos condutores. ;Tem que melhorar principalmente a educação dos motoristas para que eles respeitem corretamente as faixas;, comenta. A lojista Francielle Alves, 27, trabalha no centro de Brasília e reclama do estado de conservação da sinalização na área, uma das mais movimentadas da cidade. ;É preciso melhorar a sinalização e pintar as faixas para que os motoristas enxerguem e respeitem;, explica.
O webdesigner Claudemir Lamarca, 42 anos, conta que utiliza pouco a faixa de pedestres. Para ele, a travessia pode ser perigosa. ;Eu acho que os sinais são melhores, tanto para os pedestres quanto para os motoristas;, diz. Já para o auxiliar de manutenção Tiago Santos, 21 anos, o estado de conservação depende muito da localização do ponto de travessia . ;Alguns lugares possuem a sinalização boa. Já em outros, ela é muito ruim e desgastada;, explica. Ele afirma que somente as faixas não são suficientes para conter o trânsito em algumas áreas do DF. ;Seria bom ter mais agentes de trânsito nas áreas centrais para melhorar a segurança dos pedestres;, pede.