Cidades

O pedreiro poeta

Donzílio Luiz de Oliveira demorou muito tempo para se acostumar com Brasília. Depois de nove anos de idas e vindas, finalmente se assentou na capital do país. Foi um dos pioneiros de Ceilândia, que, bem no começo, era "terra, pó, vento e só"

postado em 14/08/2010 07:00

Hoje completamente ambientado em Ceilândia, Donzílio estranhou a nova terra no início: Fácil, não foi. Mas foi um projeto longamente cultivado. Os oito irmãos de Donzílio Luiz de Oliveira já haviam descido para São Paulo e Brasília, mas coube a ele ficar com a mãe viúva. Até que, três meses antes da inauguração da nova capital, o repentista de 26 anos desceu na Cidade Livre, com um matulão e uma viola. ;Lembra da música? ;Minha mala era um saco e o cadeado era um nó;;, conta o pernambucano de Itapetim, poeta, escritor, charadista, repentista, cordelista, trovador e morador de Ceilândia desde 1972.

Foi difícil se adaptar à nova capital: ;Achei tudo muito bonito, muito bom, só o que ficava esquisito era a convivência da gente, faltavam os amigos. Você sai de um costume e entra noutro. Não tem jeito de não estranhar;. No primeiro ano de Brasília, o pedreiro-trovador padeceu de uma tosse crônica, ;que virou coqueluche;. Procurou o médico e ouviu: ;Tem um remédio muito bom pra você. Volta pra sua terra;. Foi a deixa para Donzílio começar uma rotina de ir e vir, Brasília-Itapetim, que durou nove anos.

;Trabalhava uns tempos aqui, voltava pra lá de novo. Aqui era o lugar de faturar um dinheirinho, lá não tinha. Chegava lá e comprava uma vaquinha, um cavalo, que naquele tempo era o Vectra de hoje.; Da primeira obra em Brasília, a Escola Classe 210 Sul, o pedreiro-cordelista passou por muitas outras até se aposentar, em 1998. Nos intervalos das obras, Donzílio escrevia seus cordéis. A inspiração vinha da terra natal e das novas experiências vividas.

Entre suas publicações , o livro Esse ou este? Onde ou aonde? E agora?... (primeiro à direita) vendeu 6 mil exemplaresUm dia, no descanso do almoço, na obra da sede da Caixa Econômica Federal, no Setor Bancário Sul, o poeta-trovador pegou um papel que o vento fazia rolar pelo cerrado. Estava sujo, manchado de orvalho, mas ainda deu para ler uma frase: ;Não te amarei jamais;. Donzílio entendeu que aquela letra feminina anunciava o fim de um romance. Nascia daí um soneto.

Publicações
Boa parte do que escreveu nos últimos 50 anos está registrada nos oito livros publicados, sete deles em edição independente e um outro pela editora Conhecimento, Esse ou este? Onde ou aonde? E agora?;, livro que ele diz já ter vendido 6 mil exemplares. Trata-se, como o título demonstra, de um livro de dicas de português. O sucesso deve-se ao interesse pelo tema e à peregrinação do autor em escolas públicas de Ceilândia e Taguatinga, nas quais faz palestras. ;Já fui em todas.;

Antes, porém, de se firmar como poeta e escritor (ele é membro da Academia dos Trovadores de Brasília e da Academia Ceilandense de Letras), Donzílio continuou alimentando o sonho de voltar para Itapetim. ;Tenho saudade da vivência com os amigos;. É na terra onde nasceu que ele reencontra a turma das rodas de charada. ;Muita gente pensa que são aquelas perguntinhas que o Silvio Santos faz no programa dele, mas não são. Charada é uma coisa bem mais culta.; Donzílio tem um livro publicado com duas mil charadas. Charada, diz o dicionário, ;é um enigma em que se deve adivinhar uma palavra de várias sílabas decomposta em partes correspondentes a uma palavra definida ou a uma figura, uma ação teatral, etc;. Charadistas brasileiros famosos, informa Donzílio: José Bonifácio de Andrada e Silva, Benjamin Constant e Rui Barbosa.

Trabalho contínuo
Enquanto fazia charadas, escrevia poemas, publicava cordéis, Donzílio trabalhava de pedreiro, depois de encarregado, mais tarde de mestre de obra. Até conseguiu um emprego de auxiliar de escritório, que seu ensino fundamental completo permitia. ;O pagamento de um mês de trabalho era menor do que o de uma semana numa obra de Brasília.; O trovador voltou para o pesado, que lhe deu um pequeno patrimônio, do qual consta uma casa confortável na QNN2.

Donzílio é duplamente bravo candango, porque ajudou a construir Brasília e porque foi um dos primeiros moradores de Ceilândia. ;Fui tirado da Vila Tenório e levado pra lá em 1972. Era tudo terra, pó, vento e só. Até rimou, né?; Nos primeiros tempos, a cidade nascida de um projeto monumental de erradicação de invasões era lugar bravio pra se morar. ;Naquela época, aqui, só prestava o dinheiro.; Quase 40 anos depois, a cidade foi domada. ;Graças a Deus, não tenho do que reclamar, não. Mas foi difícil, principalmente no começo.;

Aposentado, viúvo, único filho empregado em um órgão público do Distrito Federal, Donzílio vive de escrever seus livros, de dar palestras, de frequentar as academias literárias ceilandenses e de voltar a Itapetim. ;Vou duas vezes por ano.; Tem um computador, modelo CTR, uma escrivaninha grande de metal, muitos livros para ler e a viola pendurada na parede. ;Considero uma riqueza o que tenho. Ninguém precisa mais do que o necessário.;

TROVA PARA BRASÍLIA
;Vendo tudo tão risonho, achei Brasília tão bela, que ela nasceu de um sonho e meus sonhos nasceram dela;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação