Cidades

Prazo para cadastrar voto em trânsito acaba neste domingo

postado em 14/08/2010 21:53
Hoje é o último dia para os eleitores de outros estados que residem no Distrito Federal se cadastrarem em um dos 15 cartórios eleitorais do DF e poderem votar para presidente nas eleições deste ano.

[SAIBAMAIS]Ontem (14/8), mais de mil eleitores procuraram os locais de cadastramento para poderem fazer o registro, que é obrigatório. O cartório da Asa Norte foi o mais procurado. Até as 16h, recebeu mais de 300 eleitores que fizeram fila para fazer o cadastro. No Sudoeste, a marca de atendimento foi de 160 pessoas.

Os eleitores da Asa Sul preferiram se registrar na parte da manhã, horário de maior movimento do local. Os funcionários esperam grande movimento hoje, último dia para o eleitor pedir para votar se estiver fora do domicílio eleitoral.

Essa é a primeira eleição em que a Justiça Eleitoral permite o voto em trânsito. Eleitores de fora das cidades onde tiraram o título poderão votar para presidente se fizerem o cadastramento prévio nos cartórios.

Em Brasília, todos os eleitores em trânsito votarão na seção do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) da Asa Sul. Para se cadastrar, os eleitores devem levar aos cartórios eleitorais o título de eleitor e documento com foto. Os 15 cartórios eleitorais do Distrito Federal funcionarão hoje, das 14h às 18h (confira lista de todos os 15 cartórios abaixo).

Em todo o país, mais de 61 mil brasileiros que estão fora de seus estados de origem já se cadastraram para votar para presidente nas eleições deste ano, em 3 de outubro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, 58.209 pessoas se cadastraram também para votar para presidente em um possível segundo turno das eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação