Flávia Maia
postado em 15/08/2010 08:50
Mais de 50 mil estudantes já se inscreveram e estão com as canetas a postos para o concurso de produção textual do projeto (1)Leio e Escrevo meu Futuro. Mas aqueles que não conseguiram organizar o calendário e estão fora desse número não precisam se preocupar: as inscrições foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 18.Com o prazo estendido, mais alunos da rede pública de ensino fundamental dos anos finais ; 6; ao 9; ; poderão participar e garantir prêmios para toda a comunidade escolar. Os interessados podem acessar a página do projeto, clicar em ;o concurso; e se inscrever. Serão mil agraciados e 1.058 prêmios entre viagens, televisão, bolsas de estudo e netbooks.
As provas serão realizadas em 23 de setembro nas próprias escolas e o certame será organizado pela Quadrix. Nessa segunda edição do concurso, o tema é ;Repensar Brasília: como será a cidade daqui a 50 anos?;. A intenção é despertar nos estudantes a reflexão sobre a cidade que eles pretendem construir no futuro. A aluna Gabrielle das Graças Rodrigues, 11 anos, do Centro de Ensino Fundamental 5 do Guará, já está certa do que ela quer para o futuro de Brasília: uma saúde melhor. ;Quero que os hospitais públicos tenham mais médicos para todo mundo ser bem-atendido;, deseja.
Para que os alunos cheguem ao concurso afiados, exemplares do Correio foram distribuídos nas escolas e trabalhados em sala de aula pelos professores durante todo o ano. ;Eu peço para eles localizarem a matéria que mais gostaram, depois eles escrevem um comentário sobre a reportagem e sublinham as palavras que não conhecem;, ensina Eliete Rodrigues de Alvarenga, professora de português do CEF 5 do Guará.
A docente não só está incentivando os alunos a melhorarem as redações, como também fez a inscrição de todos. Só do CEF 5, são 490 estudantes participando. ;É interessante ver o progresso deles. A Gabrielle mesmo escrevia muito errado. Agora, a redação dela foi vencedora de um concurso interno da escola;, conta, empolgada, Eliete.
Nessa edição serão quatro tipos textuais: relato pessoal, carta pessoal comentando determinada notícia, carta do leitor e artigo de opinião. Para auxiliar os professores quanto aos gêneros e aos critérios para a elaboração da produção, o projeto promoveu um ciclo de palestras com a editora de opinião do Correio, Dad Squarisi, no primeiro semestre de 2010.
Tanta preparação exigiu fôlego dos alunos. ;Para a gente saber bem o que era a carta, a professora mandou fazer várias. Meu pai e minha mãe estão lotados delas;, conta, sorrindo, Lorrany Sousa Gomes, 11 anos. ;Acho que agora podemos ganhar;, anima-se a estudante.
1 - Parceria
O Leio e Escrevo meu Futuro é um projeto do Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O termo de cooperação técnica prevê a entrega de 7.562 exemplares do jornal diariamente nas 207 escolas da rede pública de 6; a 9; ano. Além disso, há estudo de campo com visita à sede do grupo Diários Associados, seminários, oficinas e um concurso de produção textual entre os alunos.
CALENDÁRIO
Inscrições até 18 de agosto no site www.leioeescrevomeufuturo.com.br
23/09: Realização da produção textual
15/11: Divulgação dos resultados para as escolas confirmarem os dados
17 /11: Devolutiva das escolas quanto à confirmação dos dados dos premiados
26/11: Cerimônia de Premiação