Cidades

Sindicância vai apurar morte de paciente no Hospital de Santa Maria

Helena Mader
postado em 16/08/2010 18:37
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai apurar a morte de uma paciente no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16/8), a secretária Fabíola Nunes informou que será aberta sindicância para apurar as circustâncias do incidente. Maria Lucas Barbosa da Silva, 56 anos, morreu no último sábado (14/8) após sofrer um acidentes vascular cerebral (AVC). Ela aguardava internação na Unidade Intensiva de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, mas não conseguiu vaga.

O contrato com a gestora da unidade médica, Real Sociedade Espanhola Beneficência, será revisto. "O hospital não conseguiu cumprir todas as metas de qualidade estabelecidas no contrato. Como ainda está vigente vamos cumpri-lo à risca", garantiu Fabíola.

Maria Lucas deu entrada no Hospital de Santa Maria na última terça-feira (10), em decorrência de um AVC. Segundo a assessoria do HRSM, a princípio não havia indicação médica para encaminhar a paciente à UTI. No dia 12, o seu quadro se agravou e o médico responsável pelo seu atendimento, após outra tomografia, colocou o nome da paciente na fila da UTI, que estava lotada. Na madrugada de sábado (14), Maria Lucas veio a óbito.

Em nota, o HRSM informa que encaminhou toda a documentação referente à paciente ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) "para uma avaliação isenta sobre o caso". E diz ainda que "a UTI do HRSM esteve lotada desde a constatação da necessidade de leito de tratamento intensivo para a paciente até o momento de seu óbito. Além disso, mesmo antes do dia 12, havia outros pacientes aguardando leitos de UTI e sem encontrar vagas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação