postado em 17/08/2010 14:22
Representantes da Defesa Civil do Distrito Federal e administradores regionais de todas as cidades do DF reuniram-se, na manhã desta terça-feira (16/8), para discutir os Planos de Contingência da Seca e das Chuvas.O Plano de Contingência da Chuva começa em outubro, quando a seca deve cessar. A Defesa Civil determinou que as administrações regionais visitem todas as áreas risco. Atualmente, o DF tem 35 regiões que apresentam perigo à população. O número era de 138, mas foi reduzido após desocupações.
De acordo com os representantes da Defesa Civil, 62% das residências que oferecem perigo apresentam problemas estruturais e devem ser supervisionados por engenheiros de obras. Ficou decidido na reunião que as administrações regionais serão responsáveis, também, pelo aviso prévio aos locais que podem servir de abrigo, como escolas e igrejas, caso haja desabrigados.
Seca
Um dos focos da discussão foi a baixa umidade do ar durante o período de seca: no DF, há 82 dias não cai uma gota de água do céu. A última chuva ocorreu no dia 26 de maio. Os administradores regionais foram orientados a manter a medição da umidade relativa do ar para tomar as providências necessárias em casos extremos.
Cuidados
Se o índice da umidade relativa do ar for entre 30% e 20%, é decretado estado de atenção. Quando a umidade está entre 20% e 12% é decretado estado de alerta e o índice passa a ser medido de hora em hora pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Caso a umidade atinja um valor inferior a 12%, a Defesa Civil decreta estado de emergência. O recomendado é a suspensão de todas as atividades ao ar livre nas horas de maior insolação - entre as 10h e as 16h. Nesse caso, as escolas podem suspender as aulas, e as empresas e repartições públicas podem reduzir a carga horária.