Cidades

Crime é combatido na área central de Brasília

postado em 18/08/2010 08:12
Quando cai a noite em Brasília, o centro da cidade torna-se palco de baladas, do uso de drogas e da exploração sexual. Buscando justamente coibir ações criminosas durante a madrugada, a 5; Delegacia de Polícia realizou uma varredura na área central da cidade. A operação, batizada de Lei e Ordem, começou às 20h da última sexta-feira e acabou às 5h de sábado. A ação contou com 25 agentes, quatro delegados e oito carros. Cerca de 100 pessoas foram abordadas, e qualquer suspeito era alvo. Durante o trabalho, a polícia apreendeu 10 pedras de crack, um cachimbo usado para fumar a droga, duas facas, uma trouxa de cocaína e três porções de maconha. Além disso, os agentes prenderam três usuários de crack e apreenderam um menor que tinha mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça por ser acusado de assalto à mão armada.

;O objetivo da operação é deixar claro que a polícia está presente nas ruas do centro da cidade. Queremos mostrar que aqui é um local de lei e ordem;, explicou o delegado da 5; DP, Laércio Rosseto. A operação começou na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, atrás do shopping Conjunto Nacional. Depois, seguiu para os pontos de maior incidência de crimes, previamente mapeados pelo Serviço de Inteligência da Polícia Civil. Nem os locais mais escondidos passaram despercebidos pelos agentes, como o Buraco do Rato, nome dado às garagens do Setor Comercial Sul (SCS), que, durante a noite, viram pontos de tráfico e uso de drogas, principalmente de crack.

Quando a ação alcançou a churrascaria Floresta, na Galeria dos Estados, onde acontecia um baile funk, vários suspeitos começaram a deixar o local ao perceber a presença dos agentes da 5; DP. ;Geralmente são pessoas com passagem pela polícia. Mas já chegamos fechando o cerco para evitar fugas;, explicou o delegado. Segundo ele, a criminalidade está concentrada no lado sul do centro da cidade. Os pontos mais críticos são o SCS, o Setor Bancário Sul (SBS) e o Conic. Durante o trabalho, os policiais também verificaram se havia menores nos pontos de prostituição.

;A operação foi muito positiva. Apreendemos facas que provavelmente seriam usadas contra a vida de alguém. Inclusive um homem que portava uma das armas já tinha cometido um homicídio;, citou Rosseto. Aliada ao trabalho de repressão, a 5; Delegacia de Polícia tem realizado outros trabalhos para levantar dados sobre a atuação dos criminosos na área central de Brasília. De janeiro a 11 de agosto, a 5; DP realizou 246 flagrantes no centro da cidade, ficando atrás apenas da 33; DP (Santa Maria) em número de ocorrências. Para a polícia, a grande quantidade de autuações representa uma maior repressão à criminalidade. Recentemente, o coração de Brasília foi alvo de tiroteios em plena luz do dia. (MS)

"O objetivo da operação é deixar claro que a polícia está presente nas ruas do centro da cidade. Queremos mostrar que aqui é um local de lei e ordem"
Laércio Rosseto, delegado da 5; DP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação