Cidades

Mais de 10 mil animais foram vacinados contra raiva até esta tarde

postado em 21/08/2010 15:50
A campanha de vacinação antirrábica na área rural do DF imunizou mais de 10 mil animais até as 12h deste sábado (21/8). A meta é imunizar 22 mil cães e 2,5 mil gatos até as 17h, mas de acordo com o veterinário da Vigilância Ambiental, Rodrigo Nena, a expectativa reduziu após os aparecimento de casos de reações adversas em animais com baixo peso em São Paulo, que fez a Secretaria de Sáude do estado suspender a vacinação. "Esperamos vacinar pouco menos que a meta, pelos eventos que aconteceram em São Paulo", disse.

A marca da vacina é a mesma que causou a morte de quatro gatos e dois cães, mas segundo Nena, o lote é diferente do utilizado em SP e o mesmo utilizado no estado de Goiás, onde 150 mil animais foram imunizados e nenhum problema foi detectado até o momento.

Quem ainda não vacinou seus cães e gatos tem até as 17h para procurar um dos 183 postos espalhados por toda a área rural do DF, nos escritórios regionais da Emater, Associações de produtores, núcleos rurais e até escolas rurais.

Os donos dos animais vacinados que detectarem reações adversas em seus cães e gatos devem entrar em contato com os veterinários da Emater ou da Vigilância Ambiental da Secretaria de Sáude pelo telefone 160.

Doença

A raiva é transmitida por um vírus que se aloja na saliva do animal. Portanto, o cão ou gato contaminado pode infectar alguém por mordida ou lambida em feridas abertas ou arranhões. Se o produtor achar que o animal está com os sintomas da doença, não deve matá-lo, e sim deixá-lo em observação durante dez dias em local seguro, com água e comida normalmente. Se houver qualquer alteração no comportamento, o dono deve comunicar à Diretoria de Vigilância Ambiental

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação