postado em 26/08/2010 11:12
Após publicação no Diário Oficial nesta quarta-feira (25/8), foi criada a Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). De acordo com o subsecretário Berardo Augusto Nunan, o objetivo é mudar a forma de atendimento à população e, ainda, fortalecer a atenção à saúde.Segundo Berardo, a abertura de uma nova sbsecretaria se mostrou oportuna porque a Secretaria de Saúde tem apontado uma necessidade de mudar o modelo de atenção à saúde no DF. "A criação reflete o fortalecimento e a prioridade política da área imprimindo valorização ao setor e promovendo maior agilidade para a implementação das ações", explica.
A Subsecretaria será responsável pela expansão dos serviços voltados para a atenção primária. A proposta é ampliar as equipes de saúde da família de 93 para 160, baseado nos médicos convocados na última terça-feira (24/8) pela SES-DF, e garantir estrutura física, equipamentos e pessoal qualificado. "Será também missão central da Subsecretaria mudar a forma de atendimento à população. Os serviços têm que entender as necessidades das pessoas, recebê-las com atenção e respeito, e resolver os problemas de saúde que elas apresentam", destaca Berardo.
Além disso, de acordo com o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, outro grande objetivo é estimular hábitos saudáveis e medidas preventivas à população. "Paralelamente, estamos rediscutindo a forma de trabalhar dos profissionais que temos para começar o processo de mudança", diz.