postado em 27/08/2010 08:21
Desde ontem, a praça central do shopping Pátio Brasil foi invadida por beldades feitas sob medida para o mundo da moda. É lá que todos os rapazes e moças com idades entre 14 e 20 anos de idade, cinturinha de vespa e pernas compridas poderão se inscrever para a seletiva regional da 26; edição do concurso Elite Model Look Brasil 2010. Até amanhã, entre 10h e 22h, funcionários da agência associada ao evento, Glam Model Management, e um olheiro enviado diretamente da sede da Elite, em São Paulo, avaliarão o potencial dos candidatos do Distrito Federal para percorrer passarelas internacionais. A etapa final da seletiva será no domingo, às 16h, também na entrada principal do shopping, quando os finalistas desfilarão para um time de jurados. A grande final brasileira será em São Paulo, em 5 de setembro.A responsável local pela seleção é a scouter (caçadora de talentos) Vanessa Lippelt, que estava animada com a aparência das belezas inscritas na etapa regional do concurso. ;Em Porto Alegre, celeiro de modelos, conseguiram pré-selecionar sete meninas, em todo o evento. Aqui, já temos 13 fichas separadas, e olha que o primeiro dia nem terminou;, disse. De olho na meninada que ainda não conhece o próprio potencial para o mundo fashion, a agência Glam fez uma blitz em escolas das asas Norte e Sul, do Guará e de Taguatinga, ;com modelos extremamente altas, magras e com carão;, segundo Vanessa. Até por volta de 17h, pelo menos 60 meninas já tinham ido ao shopping para se submeter às avaliações dos especialistas.
Segundo a dona da agência, as aspirantes ao universo da moda estão cada vez mais profissionais. ;Já oferecemos cursos que instruem os modelos a lidar com cachê, a ter postura diante do cliente;, enumera. E nem só de mulheres era feita a fila de interessados. Muitos rapazes tentam desbravar o mercado, ainda restrito para os representantes do sexo masculino.
Olheiros
Enquanto fazia uma varredura pela fila de musas longilíneas, Vanessa avistou uma concorrente de peso circulando pelos corredores do shopping. Imediatamente, abordou a estudante Ana Karine da Silva Melo, 17 anos, 1,75m, que não estranhou nem um pouco a investida. ;Já fui convidada antes para fazer fotos para uma agência. Até cheguei a produzir o material, mas não surgiu nenhum trabalho. Acabei desistindo;, lamenta. Desde criança, no interior de Tocantins, ela ouviu de todo mundo que deveria investir na carreira. Só depois dos incentivos é que a vontade surgiu. ;Hoje, adoro o clima, os desfiles, as roupas loucas;, contou. Como ainda é menor de idade, a jovem se comprometeu a levar um dos pais para fazer a inscrição na seletiva.
Se preencher a ficha, terá como oponente a veterana Carla Macarini, de 18 anos, aluna do 2; semestre de direito. O estímulo para dar os primeiros rodopios na passarela veio de casa. ;Meu pai é meu maior marqueteiro. Quando eu era pequena, ele já dizia que moça bonita tem que se comportar bem;, diverte-se. Depois de ser matriculada em um curso de etiqueta, Carla descobriu o universo das manequins. Chegou a conhecer agências de São Paulo e a fazer trabalhos esporádicos durante a infância, mas a carreira engrenou mesmo há quatro anos. ;Agora tenho fotos para catálogos e editoriais toda semana;, comemora. Na hora de se manter em dia com a aparência, a garota revela altos e baixos: come batata-frita com Coca-Cola todos os dias, não toma café da manhã e segue horários imprevisíveis. ;Mas cuido do meu cabelo como se fosse a minha vida. Faço hidratação toda semana e meus xampus só faltam falar;, destacou.
Diante da variedade de tipos físicos, o olheiro enviado de São Paulo pela agência organizadora do evento, Zeca Barreto, estava satisfeito com o nível das candidatas: ;As meninas aqui são bem altas, superam a média de outras capitais. Hoje, três negras lindas me chamaram atenção. Uma menina de 14 anos e 1,75m, se seguir em frente, pode vir a se tornar uma grande top model;, destacou.
Às que não seguirem firmes na disputa, um recado: ganhar a etapa não é garantia de fama e contratos assinados, e ficar fora dela também não significa derrota. ;Nunca temos oportunidade de vir aqui. Então, aproveitamos para conhecer novos talentos. Tem gente que não vai seguir no concurso, mas pode ser convidada para ir direto para a agência;, afirmou o olheiro. Um exemplo é a gaúcha Gisele Bündchen, absoluta na memória de todos os brasileiros quando o assunto é moda. Em 1994, a übermodel gaúcha levou apenas o segundo lugar da etapa nacional. Alguém se lembra do nome da vencedora?
Aprenda
Dicas para ser modelo:
; Tenha autocrítica para reconhecer quando está fora do padrão para o mundo das passarelas. As medidas exigidas ficam em torno de 1,72m de altura mínima, 90cm de quadril, além de corpo longilíneo e estreito. Não há como fugir muito dessas proporções. Quem não se enquadra nelas pode seguir a carreira de modelo fotográfico
; Procure um curso e prepare-se para o mercado, que cada vez se profissionaliza mais
; Se for abordado por um olheiro, exija um cartão de visitas e ligue para o número indicado, para confirmar as informações
; Mantenha cuidados com a saúde e com o corpo, pele e cabelos, para estar sempre em evidência
O concurso
Seletiva regional da 26; edição do Elite Model Look Brasil 2010
Onde: Pátio Brasil Shopping
Quando: até amanhã
Horário: das 10h às 22h
A inscrição é gratuita.