postado em 27/08/2010 11:43
A unidade itinerante do Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon Móvel, fica na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto até às 16h desta sexta-feira (27/8). No local, funcionários do órgão atendem a população que se sentiu lesada em qualquer relação de consumo, seja produto adquirido ou serviço prestado.Além de registrar e formalizar as reclamações, o Procon Móvel também orienta os consumidores sobre os direitos e deveres. De acordo com o diretor geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, uma reforma do espaço físico do Procon Central, no edifício Venâncio 2000, direcionou o atendimento para a unidade itinerante, estacionada na Rodoviária. Segundo o diretor, a central faz, diariamente, 200 atendimentos presenciais, além das 800 ligações recebidas pelo número 151. "Nós fechamos o setor de atendimento no dia 20 e indicamos que as pessoas procurassem a unidade itinerante, estacionada em frente à administração da Rodoviária desde o dia 11 de agosto", esclarece o diretor.
Para registrar a reclamação, é necessário apresentar cópias de documentos pessoais e comprovantes de pagamento, como notas fiscais e boletos pagos. É imprtante, também, anotar os números de protocolo das reclamações registradas nas ouvidorias das empresas.
Na Rodoviária do Plano Piloto já existe um posto de atendimento do Procon, localizado no "Na Hora", que possui atendimento específico de orientação e resolução de conflitos com a empresa, mas não formaliza reclamações.