postado em 27/08/2010 18:47
Nenhum carro de som com propaganda e publicidade pode circular nas ruas do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) sem autorização do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). A determinação entrou em vigor na quinta-feira (26/8), data em que teve publicação no Diário Oficial do DF.Os donos dos veículos que não têm autorização devem procurar o IBRAM, no Setor de Edifícios Públicos Norte (SEPN), quadra 511, bloco C, Edíficio Bittar e pedir um formulário para carta consulta (autorização de circulação dos carros de som). A autorização é de graça.
Preenchido o formulário, um técnico do IBRAM fará uma vistoria no veículo e no local onde o carro vai circular. Além disso, a quantidade de decibéis do som também passará por avaliação.
Como denunciar
Qualquer pessoa pode denunciar um carro de som que esteja abaixo da velocidade da via ou com o volume muito alto. Basta ligar na ouvidoria do SIA, no telefone 3362-7233, ramal 205, de segunda à sexta.
O denunciante não precisa se identificar, mas é preciso anotar a placa do veículo, o nome da empresa que é feita a publicidade de som e o local onde o carro passa.
Depois disso, a administração da cidade entrará em contato com o dono do carro e caso ele não tenha a carta consulta, receberá uma notificação. Depois o caso é encaminhado ao IBRAM, Departamento de Trânsito do DF (Detran) e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), órgãos responsáveis pela fiscalização e que podem multar o dono do veículo.