Cidades

Manifestantes do Movimento dos Sem Teto invadem Ministério do Planejamento

postado em 31/08/2010 12:15
Cerca de 100 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiram por volta de 11h desta terça-feira (31/8) o Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios. Eles querem pressionar o governo federal para conseguirem terrenos da União em Brazlândia ou arredores. Portando faixas e cartazes, o grupo diz que só deixa o local com alguma negociação concreta.

As famílias, que chegaram em três ônibus, ocupam a portaria do prédio mas não obstruem a entrada ou a saída de funcionários. Neste momento, representantes do Secretaria de Patrimônio da União se reúnem com quatro integrantes do MTST. A Polícia Federal também acaba de chegar ao local.

No dia 16 de junho , as famílias montaram um acampamento, conhecido como Bela Vista, em um terreno de aproximadamente 100 mil m;, na quadra 55 de Brazlândia. Eles foram despejados de lá com a promessa de negociação com o governo distrital e federal

De acordo com os manifestantes, no dia 20 de junho eles se reuniram com representantes da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e do Ministério das Cidades onde ficou garantido o direito do grupo aos terrenos. Porém, segundo o MTST, na reunião marcada nesta última quinta feira, o Ministério das Cidades não compareceu e a Terracap teria voltado atrás sobre a promessa da terra.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) existe há 14 anos no Brasil e há um ano no Distrito Federal. Cerca de 1000 famílias fazem parte do grupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação