Cidades

Jardim Botânico comemora 6 anos em meio a reivindicações de moradores

Aniversário de seis anos de fundação da localidade é comemorado em meio a uma série de reivindicações dos moradores. Só a partir da demarcação é que se poderá construir melhorias

postado em 02/09/2010 07:41
Vivendo em uma jovem cidade, os moradores do Jardim Botânico comemoraram ontem os seis anos de existência do setor habitacional. A ocupação, que deveria ser provisória, hoje conta com 52 condomínios verticais(1) erguidos em área públicas. Atualmente, cerca de 50 mil pessoas vivem na região. Para festejar, houve missa solene de manhã e foram preparadas surpresas como um bolo e a apresentação da banda da Polícia Militar do DF. Moradores e trabalhadores da cidade participaram da festa, que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas. Cerca de 200 crianças da Escola Classe Jardim Botânico também estiveram presentes para acompanhar de perto a solenidade.

A pouca idade do Jardim Botânico, porém, traz problemas para a região. Uma delas é que a poligonal da área(2) ainda não foi demarcada oficialmente. A aprovação cabe à Câmara Legislativa do DF (CLDF), diante de análise de projeto já enviado à Casa pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Estado e Meio Ambiente (Seduma). ;Só a partir daí teremos definido o que é área pública e então poderemos buscar recursos para investimentos em melhorias básicas necessárias à população;, atenta o administrador regional do Setor Habitacional Jardim Botânico, Luiz Carlos Dantas.

Na lista do que falta no Jardim Botânico está um posto de saúde, uma unidade do Corpo de Bombeiros e uma delegacia. ;Aqui as únicas coisas que a gente tem são a administração e um posto policial. Esse último ajuda, mas não é suficiente para resolver o nosso problema;, considera o presidente do conselho deliberativo da Associação dos Condôminos do Jardim Botânico (Ajab), Máximo Medeiros. Outra reivindicação é a ampliação do estacionamento da comercial do setor, que há anos já não comporta toda a movimentação diária. ;Aqui todo dia é assim: carro fechando, gente reclamando, não tem jeito. Tenho certeza de que muitas vezes perdemos vendas porque os clientes se irritam;, avalia Adriana Silveira, 34 anos, funcionária de uma farmácia da região.

Trânsito
Como quem mora nos condomínios depende de carro para programas simples ; como ir ao mercado ou à padaria ;, o fluxo fica ainda mais intenso e ocasiona uma festa de infrações de trânsito. Quem não consegue uma vaga, improvisa, mesmo que o veículo seja um caminhão. É o caso do motorista Igor Brandão, 33 anos, que sempre leva mercadorias para algumas lojas da comercial da cidade. ;Vira e mexe a gente tem que dar um jeito. Eu preciso parar, não tenho muito para onde correr;, desabafa.

A administração da região já tem um projeto para aumentar os estacionamentos da cidade, que inclui a sinalização das vagas, identificação das paradas para deficientes e das áreas destinadas a carga e descarga de materiais. No entanto, ainda falta licitação para que a obra possa sair do papel. ;Também precisamos do recapeamento da Avenida do Sol. O governo anterior queria fazer, mas a licitação da obra nem saiu do papel. O asfalto que temos ali hoje foi feito pela comunidade;, afirmou o administrador.

Mesmo com os problemas, quem vive no Jardim Botânico não reclama da qualidade de vida. ;Eu estou perto dos lugares que quero e consigo me preservar um pouco desse clima de cidade grande;, considera Luzia Santos, 52 anos, moradora da cidade há quatro. A segurança também é algo destacado pela comunidade. ;Por morarmos em condomínios fechados aqui, podemos contar com um baixo índice de criminalidade. É mais fácil controlar a segurança;, lembra Máximo. A programação de aniversário da cidade se encerra no próximo dia 10, às 21h, com um baile na Estação da Bola, no Altiplano Leste.

1 - Regularização
Dos condomínios existentes no Setor Habitacional Jardim Botânico, já foram regularizados Jardins do Lago, Mansões Califórnia, Morada de Deus, Portal do Lago Sul, San Diego, Santa Mônica, Chapéu de Pedra, Privê Residencial Mônaco e os conjuntos J e H do condomínio Estância Jardim Botânica.

2 - Planejamento
O Setor Habitacional Jardim Botânico foi criado pelo Decreto 20.881, de 1999. Em 2002, o GDF, por meio da Lei número 2.786, criou a Gerência da Região dos Condomínios, ligada ao Lago Sul. Apenas em 2004, pela Lei n; 3.435, a região administrativa XXVII foi oficialmente constituída, englobando duas partes: a do São Bartolomeu e dos condomínios do Jardim Botânico e da poligonal, que ainda não foi aprovada na Câmara Legislativa. Encontra-se em fase de planejamento a terceira etapa do Setor Habitacional Jardim Botânico. O espaço contará com 600 lotes residenciais e 200 comerciais. Serão construídas escolas públicas, praças, postos de saúde e policial, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo e órgão públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação