postado em 03/09/2010 10:54
Um oftamologista foi preso, quinta-feira (2/9), por clinicar sem a autorização do Conselho Regional de Medicina (CRM). A prisão ocorreu na Clínica Retina em Luziânia, cidade a 58Km de Brasília. De acordo com o delegado-chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Rosivaldo Linhares, o homem teve a autorização cassada em 2001 devido a um processo.Após uma denúncia de que Cristiano Salviano estaria exercendo a profissão irregularmente, a polícia resolveu armar uma emboscada. Eram 10h da manhã quando um dos agentes apareceu na clínica com o pretexto de ser um dos pacientes com o horário marcado naquela quinta-feira. Assim que foi chamado para o atendimento, o policial anunciou a prisão. Segundo Linhares, Cristiano foi levado tranquilamente até a delegacia.
O médico assinou um termo de compromisso e responderá em liberdade pelo crime de exercício irregular da profissão. A pena prevista é de até dois anos. Além disso, ele poderá pagar um multa que será denominada pela Justiça.
De acordo com o delegado-chefe, não se sabe ao certo há quanto tempo Cristiano exercia a profissão irregularmente. Há informação apenas de que sua autorização no CRM foi cassada em 2001, devido a um processo que não pode ser revelado pela delegacia por correr em segredo de Justiça. O delegado Rosivaldo Linhares pediu para que pacientes que foram vítimas do médico procurem o Ciops. Caso fique compravada alguma irregularidade com os pacientes, ele ainda pode responder por essa lesão.