O Programa Cidadania e Justiça na Escola, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) entregou, na manhã desta sexta-feira (3/9), 150 identidades a crianças de quatro escolas localizadas na área rural do Paranoá. Em 10 anos de programa, essa é a pimeira ves que carteiras de identidade são emitidas.
Segundo a assessoria da coordenação do programa, a ideia surgiu da Corregedoria do TJDFT, após receber informações que a maioria dos estudantes da zona rural, não possuía identidade. Os estudantes das Escolas Classes Boqueirão, Alto Interlagos, Natureza e Córrego do Sobradinho foram os primeiros contemplados.
Programa
O projeto tem como objetivo conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, e demonstrar a forma de exercer isso. São ministrados esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, à ética e à justiça, a partir do estudo da cartilha da justiça, em forma de história em quadrinhos.
Destinado apenas a estudantes da quinta série, de escolas públicas, o programa foi criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em 2001. No DF, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis) é responsável pela coordenação do projeto, em parceria com o TJDFT, Secretaria de Educação do DF (SEDF) e Polícia Civil.
Participaram da solenidade de hoje a coordenadora do programa, Léa Sales; a subsecretaria de Educação Integral, Cidadania e Direitos Humanos, Ivanna Santana; e o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Carlos César Saraiva.