Cidades

Brasília completa 100 dias sem chuvas e umidade do ar continua baixa

postado em 04/09/2010 14:59
Brasília completa hoje (4) 100 dias sem chuva. A última precipitação no Distrito Federal ocorreu no dia 26 de maio. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o instituto, a baixa umidade deve continuar até pelo menos a segunda quinzena de setembro. Em razão da seca, os focos de incêndio se multiplicam na capital. Nesta manhã, os bombeiros controlaram um deles ao lado do Centro Hípico, no Parque da Cidade. As chamas destruíram cerca de 2 mil metros quadrados.

[SAIBAMAIS]No feriado da Independência, o céu deverá permanecer claro a parcialmente nublado, com névoa seca e baixa umidade do ar de acordo com a meteorologista Odete Chiesa. O mesmo ocorre nas demais regiões centrais do país. Segundo o instituto, a mais baixa umidade no Distrito Federal chegou a 10%. Este ano, o umidade mínima foi de 15% no dia 8 de junho. Hoje a estimativa é de que chegue a 18%.

Todos os anos, a baixa umidade do ar aumenta o número de atendimentos nos hospitais do Distrito Federal. No Hospital Regional da Asa Sul, o maior do Distrito Federal no atendimento pediátrico, entre as crianças, os problemas mais comuns são respiratórios, sinusites, rinites e alergias. Além da ingestão de muito líquido, deve-se evitar atividades ao ar livre entre as 9h e as 16h, a alimentação deve ser saudável e é importante usar roupas leves durante o dia.

A temperatura deve variar entre 29 graus Celsius (;C) e 14;C. O domingo será mais quente, com a máxima chegando a 30;C e a mínima a 15;C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação