Cidades

Exposição militar atrai os pequenos

postado em 05/09/2010 08:20
Para os meninos e as meninas que visitaram a Exposição da Independência, no Parque da Cidade, ontem foi dia de brincar de soldado. Organizada todos os anos pelas Forças Armadas na época do 7 de Setembro, a mostra permite aos pequenos conhecer os principais projetos desenvolvidos pela Defesa do país e interagir ; mediante a ajuda de monitores ;, com equipamentos que a maioria só conhece pelos filmes ou pela televisão, tais como tanques, aeronaves, lanchas e instrumentos de artilharia. Além de se empolgarem com o maquinário, as crianças puderam se divertir em um simulador de voo que reproduzia a sensação de pilotar um Tucano da Esquadrilha da Fumaça e montar o próprio avião de papel na oficina de maquetes da Força Aérea Brasileira (FAB). As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal também levaram materiais e organizaram atividades no evento.

O resultado da reunião de tantas coisas interessantes em um mesmo lugar foi uma profusão de rostinhos felizes e curiosos. Entre eles, estava o de Felipe de Souza Machado, 3 anos. O garotinho ganhou uma pintura de camuflagem nas bochechas, subiu em um tanque do esquadrão de viaturas anfíbias da Marinha e, vestindo um macacão de piloto em tamanho infantil, posou para a máquina fotográfica dos pais, orgulhosos, diante do helicóptero de resgate da Força Aérea H1H. ;As crianças ficam simplesmente encantadas;, comentou o administrador Wagner Garcia, 31, pai de Felipe. ;Uma exposição como essa traz para perto da gente coisas que parecem muito distantes;, completou a mãe, a estudante Ana Paula Souza Machado, 29, que considera a exposição atraente também para os adultos.

É essa também a opinião do administrador André Luiz Donizetti da Silva, 39 anos, que fotografou os filhos, João Antônio da Silva, 6, e Pedro Otávio da Silva, 4, no interior de um tanque do Exército. ;Somos privilegiados porque em um centro do poder, como Brasília, é possível organizar um evento desses. Imagino que no interior seja mais difícil;, avalia. Dos dois garotos, João, que ganhou o direito de usar por alguns minutos um capacete verde-oliva enquanto acenava de dentro do tanque, era o mais empolgado. ;Ele já entende mais, é maiorzinho;, disse o pai.

Ser pequenino não foi problema para Pedro Travassos, 3, que se divertiu disparando tiros ; de mentirinha, claro ; em um aparato de artilharia. ;São coisas muito exóticas, eles gostam mesmo;, comentou o geógrafo Sérgio Travassos, 37, pai do pequeno.

Servidor da Força Aérea, o militar Marcos Garcia Soares, 39 anos, foi à exposição com o desejo de mostrar às filhas Luana, 7, e Daniela Soares, 4, o universo abarcado pelo trabalho do pai. ;Sempre converso com elas explicando que as Forças Armadas não têm um papel só na guerra. Pelo contrário, auxiliam pessoas em necessidade, como no caso do terremoto no Haiti e das enchentes no Nordeste. É um verdadeiro trabalho humanitário;, destacou. Atentas às explicações de Marcos, as meninas vestiram-se de piloto e posaram em frente ao helicóptero H1H.

Segundo cálculos da assessoria de comunicação da Marinha, que centralizou a divulgação da Exposição da Independência, entre 700 e mil visitantes passarão pelas barracas da exposição em cada um dos dois dias do evento. ;O objetivo da ação é mostrar o trabalho das Forças Armadas e incentivar o amor à pátria;, informou a capitão-tenente da Marinha Andréa Delduque.

Ainda dá tempo
A Exposição da Independência tem entrada franca e está montada no estacionamento ao lado do Parque Ana Lídia, em frente ao Nicolândia Center Park. Quem tiver interesse pode visitar a mostra hoje, das 9h às 17h.

O que ver

; Simulador de voo da FAB que reproduz a sensação de pilotar um avião Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

; Terminais verdadeiros usados pela FAB no controle de tráfego aéreo e na previsão do tempo. Os visitantes podem ver o que está acontecendo em tempo real e ouvir explicações de oficiais sobre como os equipamentos funcionam.

; Oficina infantil de montagem de caças de papel, iguais aos modelos atualmente utilizados pela FAB.

; Maquetes da missão brasileira na Antártida e do maior porta-aviões do país, no estande da Marinha.

; Tanques do Exército e tanques anfíbios (que funcionam em terra e na água) da Marinha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação