Está tudo pronto para a tradicional comemoração do Dia da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios. O início da celebração de amanhã, que tem como tema neste ano a cultura popular, está previsto para as 8h45, com revista às tropas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O término da programação, que terá desfile militar e apresentações culturais, será por volta das 12h. Por causa da festa cívica, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes serão fechadas a partir das 5h50 ao trânsito de veículos. A interdição ocorrerá entre a Rodoviária do Plano Piloto e o viaduto da L4.
Além disso, no mesmo horário, haverá bloqueio na Via N1 (leia arte). O acesso da Via L2 Norte à N1 estará fechado, permanecendo aberto apenas o acesso que liga a L2 Norte à L2 Sul. As vias N2 e S2 estarão abertas à circulação e darão acesso aos estacionamentos públicos dos anexos dos Ministérios. A L4 Sul e Norte também poderão ter o fluxo de veículos temporariamente interrompido nas primeiras horas do desfile. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deve liberar as vias às 13h, após o público ter se dispersado.
Depois da revista às tropas das Forças Armadas, quem estiver nas arquibancadas poderá conferir as apresentações de costume, como batedores militares, pirâmide humana e Esquadrilha da Fumaça. Também haverá desfile de grupos como o Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, a Quadrilha Junina Triscou Queimou, os bonecos do bloco carnavalesco Galinho de Brasília e os integrantes do Centro de Tradições da Estância Gaúcha do Planalto.
Mudança
A expectativa é de que, entre visitantes acomodados nas arquibancadas e distribuídos ao longo do percurso, um público de 30 mil pessoas prestigie o desfile do Dia da Independência. A rota de 2010 será um pouco mais longa do que a do ano passado, estendendo-se até depois do viaduto em frente à Rodoviária do Plano Piloto.
A estrutura que comportará quem vai assistir à celebração sentado ficará localizada entre os ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Neste espaço, também ficarão as tribunas de imprensa, autoridades e convidados. Três telões transmitirão as imagens da comemoração. Quem for conferir a festa também poderá contar com 28 pontos de distribuição de água, 16 postos de atendimento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Saúde e 300 banheiros químicos.
A montagem do evento, organizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Ministério da Defesa e secretarias de Educação e Cultura da União, custou R$ 999,7 mil. A empresa responsável foi escolhida por pregão eletrônico.