postado em 06/09/2010 07:24
Além da seca, o calor. Após registrar no sábado a umidade relativa do ar mais baixa dos últimos seis anos ; 12% ;, o Distrito Federal enfrentou ontem o terceiro dia com a mais alta temperatura marcada em 2010. Segundo informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros sinalizaram 31,3;C às 15h, índice só igualado este ano em 28 e 29 de agosto. Para se refrescarem, os moradores do DF compareceram em peso ao Parque Nacional de Brasília, popularmente conhecido como Água Mineral. A lotação de 3 mil pessoas permitida para o local, que funciona ao mesmo tempo como clube e reserva ecológica, foi alcançada às 11h45. Quem chegou depois desse horário teve de voltar para casa.A secura deu uma folga aos brasilienses ontem, embora tenha prosseguido em nível preocupante. De acordo com o Inmet, a umidade mínima registrada ficou em 16%, marca atingida por volta das 15h, mesmo horário em que o calor chegou ao ponto máximo. Níveis normais de umidade do ar variam de 50% a 90%. Quando o índice fica entre 20% e 30%, a situação é considerada de atenção. Se está entre 12% e 20%, a condição é de alerta. Quando a umidade fica abaixo dos 12%, a Defesa Civil decreta estado de emergência, e pode intervir recomendando a suspensão do funcionamento das escolas e a redução da carga horária de trabalho nas repartições públicas.
A previsão para os próximos dias é de que as temperaturas continuem perto dos 30;C, e a umidade relativa do ar, abaixo dos 20% nas horas de maior intensidade solar. No feriadão de 7 de setembro, o céu deve ficar sem nuvens e encoberto por uma névoa seca(1). De acordo com Odete Chiese, meteorologista do órgão, os moradores do DF só terão um alívio daqui a 15 ou 20 dias. Não chove em Brasília e nos arredores há exatos 101 dias.
Para compensar a falta de umidade natural, a família do empresário Flávio Muniz, 44 anos, se esbaldou nas piscinas de águas geladas da Água Mineral. Flávio passou o domingo no local com os sobrinhos Vítor Luís, Vitória e Samara Ferreira, de 7, 11 e 9 anos, respectivamente. A turma chegou por volta das 10h e esperou uma hora e meia em uma fila de veículos antes de entrar no recinto. Todos adotaram a estratégia de beber bastante água e usar filtro solar enquanto estavam no clube. ;A gente está passando protetor de meia em meia hora;, contou.
As irmãs Larissa e Railane Barbosa, 12 e 8 anos, que se divertiram na queda d;água artificial, também não abriram mão da proteção à pele. Elas vieram com os tios de Samambaia e aguardaram cerca de uma hora na fila antes de entrar.
O vigilante Wesley Alves, 28 anos, e a estudante Edislei Maria de Araújo, 26, lamentaram ter chegado 20 minutos após o fechamento dos portões da Água Mineral. O casal admite que saiu tarde de Taguatinga, às 11h, e precisou voltar para casa sem a oportunidade de se refrescar.
1 - Toxinas em suspensão
A névoa seca é formada por partículas de poeira e por fumaça de queimadas (ou expelida por veículos). Quando não chove, esse material não se dissolve e fica em suspensão, aumentando o risco de problemas de saúde típicos do período de estiagem.