postado em 06/09/2010 16:36
Um dos principais cartões postais do DF nos anos 60 e 70, a fonte sonora localizada ao lado da Torre de TV, volta a iluminar o Eixo Monumental na próxima quarta-feira (8/9). Na estreia, o repertório será formado por músicas sobre Brasília.O espetáculo, interrompido em 2006, volta com tecnologia de ponta, que inclui projeção de filmes e pequenas imagens numa tela d;água de 60x40cm, além da iluminação colorida e do sistema integrado de som. Com 2 mil bicos ejetores, a fonte lançará jatos de água a uma altura de 50 metros.
Na quarta, a estreia não terá grandes pompas, devido à Lei Eleitoral. A Fonte Cibernética entra em funcionamento às 19h30, com músicas de Alceu Valença e Oswaldo Montenegro, entre outros. A ideia é manter uma programação diária com estilos musicais variados, da música clássica ao rock candango. No próximo dia 12, o show será dedicado ao aniversário de Juscelino Kubitschek.
O projeto atual contou com um aporte de R$9 milhões da Eletrobrás, em parceria com o Governo do Distrito Federal. A revitalização do espaço vai além da fonte, com a instalação de novas barracas na Feira da Torre e aumento na segurança do local.
A Fonte Cibernética será a maior da América do Sl e uma das dez maiores do mundo, com área de 4,8 mil metros quadrados. Os testes foram realizados no último final de semana, e segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o equipamento está pronto para operar.