A Esplanada dos Ministérios será tomada pelo verde-amarelo na manhã de hoje, durante o tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. Os organizadores do evento esperam receber por volta de 30 mil pessoas distribuídas em arquibancadas e nas ruas. Por conta da seca, o público deve tomar alguns cuidados básicos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta terça-feira é de dia claro com névoa seca e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes. A máxima pode ser de 29;C e a tendência é que os índices de umidade do ar fiquem abaixo de 20%.
A Defesa Civil faz algumas recomendações para quem quer assistir ao desfile com tranquilidade. Fundamentalmente, é preciso beber muita água. A alimentação deve ser leve e o protetor solar não pode faltar. Usar roupas de cores claras e sombrinha para se proteger do sol também é uma boa dica. É aconselhável aos pais que levarem crianças para a celebração colocar uma pulseira com os dados do filho no braço deste, inclusive com o telefone do responsável.
O desfile começa às 8h45 e deve durar 1 hora e 30 minutos. Entre as atrações, estão os batedores militares, uma pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça, (1) um dos pontos mais esperados da festa. Este ano o percurso será um pouco mais longo que o do ano passado, estendendo-se até depois do viaduto em frente à Rodoviária do Plano Piloto. Quem for até lá deve ficar atento às mudanças no trânsito (veja quadro).
Não será permitido estacionar nas vias superiores ao Complexo Cultural ; Museu da República e a Biblioteca Nacional de Brasília ; nem nos gramados. Os estacionamentos sugeridos são os dos anexos dos ministérios e as vagas das vias N2 e S2. Durante a festa, o Batalhão de Trânsito estará presente com 80 policiais militares, 15 motocicletas e 10 viaturas. No total, a festa custou R$ 999,7 mil, e a empresa responsável foi escolhida por pregão eletrônico.
Cultura
O tema do desfile da Independência deste ano será a cultura popular como ferramenta para a promoção da paz. Com o lema ;Viva o Brasil que existe em cada um de nós;, as comemorações enfocarão diferentes manifestações do povo brasileiro como forma de respeito às diferenças entre os indivíduos, o exercício de cidadania e a convivência harmoniosa entre as pessoas. A escolha do tema se baseou na Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da Unesco.
Artistas do Centro de Tradições Gaúchas, o Bumba meu Boi de Seu Teodoro e quadrilha com o grupo Triscou Queimou, entre outros, prometem levar alegria para a festa. Personagem tradicional, Seu Teodoro é maranhense e trouxe o Bumba meu Boi para Brasília. Integrantes do bloco carnavalesco Galinho de Brasília também vão desfilar junto dos militares.
Acrobacias aéreas
A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), existe desde a década de 1950. Começou no Rio de Janeiro. Em ocasiões especiais, os pilotos dão demonstrações de suas habilidades escrevendo mensagens com fumaça no ar e executando manobras incríveis. A técnica que faz os aviões expelirem fumaça consiste em um tanque com óleo ligado por uma mangueira ao escapamento da aeronave. Acionado pelo piloto, o óleo é injetado no escapamento direito, o mais quente. No ar, o óleo se vaporiza e condensa, transformando-se em fumaça.
Programação
ROTEIRO DO DESFILE CÍVICO-MILITAR
7 de setembro
; 8h45 ; Revista às tropas ; Presidente da República
; 8h55 ; Chegada na Tribuna e Honras ao Presidente
Execução do Hino Nacional Brasileiro
Execução do Hino da Independência
; 9h05 ; Abertura
Trompetes Triunfais e Fogo Simbólico
Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília ; BPEB
Veteranos da 2; Guerra Mundial e Ex-Combatentes
Ex-Integrantes de Força De Paz
Desfile escolar
; Pelotão das Bandeiras
; Banda Musical da Secretaria de Educação
; Banda do Colégio Santa Terezinha
; Corpo coreográfico de Ginástica Rítmica (Cid Sobradinho)
; Banda Marcial do Liceu de Bauru ; banda convidada
Manifestações culturais
; Centro de Tradições Gaúchas Estância Gaúcha do Planalto
; Grupo Santa Maria e bonecos do Galinho de Brasília
; Grupo Pelinsky e Bumba Meu Boi do Seu Teodoro
; Quadrilha Junina Triscou Queimou
; Banda Batalá
Desfile militar
; Batedores, grupo de comando e Estado-Maior (Esquadrilha da Fumaça).