Cidades

Intercâmbio atrai jovens à 19ª edição da Expo Estude no Exterior

postado em 07/09/2010 06:08
>> Rayanne Portugal

João de Barros, que já fez um intercâmbio, e Érica Cardoso, que pretende viajar pela primeira vezO sonho da estudante de administração Érica da Silva Cardoso, 23 anos, é se especializar em recursos humanos em outro país. No entanto, ela não sabe ainda quais as opções de instituições de ensino ou custos para o investimento na carreira. ;Não faço ideia de por onde começar;, brinca a universitária. Assim como Érica, milhares de estudantes que buscam um intercâmbio terão a chance de planejar suas viagens com o apoio de dois eventos especializados que serão realizados nas próximas semanas em Brasília.

A 19; edição da Expo Estude no Exterior será realizada na próxima quinta-feira, no Hotel Mercure Brasília, apresentando diretores de instituições de ensino de mais de 10 países. Com o mesmo objetivo, ocorre no dia 18, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, a feira de intercâmbio Study in Canada, destinada a jovens que pretendem estudar no país norte-americano. As inscrições para os eventos são gratuitas.

Preparadas para estudantes de todas as idades, as feiras de intercâmbio trarão diretores de instituições de ensino de diferentes partes do mundo para orientar os visitantes sobre cursos de idiomas, high school (ensino médio), graduação, pós-graduação, MBAs e programas de trabalho remunerado e estágio. Daniela Ronchetti, diretora da Expo Estude no Exterior, explica que esses eventos proporcionam suporte especial para os estudantes. ;Na mesma exposição, o estudante e a família conhecem opções diversificadas de cursos e podem discutir diretamente com o responsável da escola períodos letivos e valores, além de conhecer de perto o trabalho da instituição;, afirma.

Para a organizadora da Study in Canada, Carolina Cardoso, estudar no exterior é uma oportunidade de crescimento em diversos sentidos. ;O jovem entra em contato com culturas, pensamentos e oportunidades diversas, o que o prepara para o mercado de trabalho de forma mais ampla;, afirma.

Experiência
Giovanna Aguiar tem 22 anos e já viajou três vezes em intercâmbio: para o Canadá em 2002, para os Estados Unidos em 2005 e para Portugal em 2009. ;Os cursos que fiz no exterior abriram muitas portas para mim no Brasil. Dei aulas de inglês em uma das melhores escolas de Brasília quando retornei dos Estados Unidos;, lembra. A estudante conta que o crescimento ajudou também na vida pessoal. ;Fiz minha primeira viagem sozinha aos 14 anos. Aprendi a ter mais responsabilidade e a administrar meu dinheiro e liberdade. Com certeza, isso se reflete nas minhas habilidades profissionais também.;

O estudante de engenharia João Henrique de Barros, 22 anos, acredita que feiras de intercâmbio são ótimas opções para os estudantes que ainda estão perdidos e não sabem como escolher o destino e o curso. ;Antes de viajar para os Estados Unidos, em 2005, onde fiz high school, procurei uma feira especializada. Foi essencial para escolher a escola onde eu estudaria;, ressalta. João, que atualmente cursa o penúltimo ano do curso de engenharia, já cogita a ideia de fazer uma especialização no exterior.

O número
140 mil
Número de brasileiros em cursos no exterior em 2009, de acordo com a associação brasileira sobre intercâmbio Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association)



Eu, estudante
Leia mais sobre educação no site


Programe-se
19; Expo Estude no Exterior
; 9 de setembro (quinta-feira), das 16h às 21h
; Hotel Mercure Brasília ; Eixo Monumental, SHN, Quadra 5, Bloco G, 0 ; Asa Norte
; Informações e inscrições pelo site .

Study in Canada 2010
; 18 de setembro, das 14h às 19h
; Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, sala Porto Seguro
; Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A
; Informações pelo telefone (11) 3588-1020 ou pelo e-mail contato@c2meventos.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação