Cidades

UnB anuncia novidades na avaliação dos estudantes que vão fazer o PAS

Estre as novidades está o peso maior para redação. Novas regras só valem para alunos da 1ª etapa

postado em 11/09/2010 07:35
; Rayanne Portugal

Depois de um mês de atraso e muita apreensão entre os estudantes quesonham estudar na UnB, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) divulgou o cronograma da etapa de 2010 do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A promessa é que na próxima quarta-feira seja publicado o edital completo. O período de inscrições vai de 17 de setembro a 19 de outubro e o exame deste ano também contará com algumas mudanças para os participantes da primeira etapa, como a adoção de novos critérios de correção das questões discursivas (tipo D) e da redação.

A partir de agora, a nota de corte para a redação passará de 3 para 4 pontos. A nova pontuação já foi exigida no último vestibular da UnB, realizado em julho. Outra novidade diz respeito às questões tipo D, que passam a ter nota de corte. Assim, ao final das três etapas, o estudante deverá alcançar o mínimo de 20% da pontuação máxima que pode ser obtida no conjunto desses itens. Para os alunos que vão se inscrever na segunda ou na terceira etapas, os critérios de avaliação permanecem os mesmos.

De acordo com Paulo Portela, coordenador acadêmico do Cespe, as mudanças indicam que a UnB passa a valorizar a capacidade dos candidatos para a elaboração de textos, além da criatividade e do domínio da língua portuguesa. ;Essa habilidade, que deve ser desenvolvida no ensino médio, é importante, na vida acadêmica, para a boa formação do profissional;, explica.

Preparo
Alunos e educadores aprovaram a iniciativa. Para o professor de português Ivan Gusmão Cavalcante, do Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso), a proposta incentiva os alunos que iniciaram o ensino médio em 2010 a aprender mais com a escrita. ;Aqueles que buscam a entrada em uma universidade precisam dominar a escrita e saber construir uma ideia de forma clara. É importante que se invista na qualidade das redações desses alunos para que eles entrem melhor preparados no ensino superior;, destaca o professor.

Para o professor de português Ivan Gusmão Cavalcante,a proposta incentiva os alunos a desenvolver a escrita: preparo para a faculdade;Acho bom que a redação passe a ser uma ferramenta mais seletiva dos candidatos. Alunos com facilidade para escrever se sairão melhor na faculdade;, acredita a estudante do 3; ano do ensino médio Bárbara Souza Barros, 18 anos. ;Acredito que o preparo dos alunos para as questões discursivas não seja uma prioridade das escolas já que esses itens são minoria na prova do PAS. O maior espaço é para a área de exatas. Os alunos acabam saindo do ensino médio despreparados;, analisa. Ela acredita que a partir de agora os alunos serão mais incentivados a escrever com qualidade.

Profissionais da área de educação confirmam a opinião da jovem. Eli Magalhães, coordenador de redação do Centro Educacional Sigma, reforça o pensamento de Bárbara explicando que as escolas que atualmente não contam com projetos específicos para a elaboração de redações e interpretação de textos devem se preparar para apoiar os alunos na hora da prova. ;Investir no estudo da redação vai ajudar o aluno na construção de respostas melhores. E isso não se refletirá apenas no desempenho do candidato na hora da avaliação. É essencial que as instituições de ensino invistam no valor intelectual dos estudantes, incentivando a leitura e a prática discursiva para que eles tenham melhor desempenho na universidade como um todo.;

Estudo redobrado
Luiza Ramos Barbosa, 15 anos, cursa o 1; ano do ensino médio e fará, no fim do ano, a prova do PAS no novo formato de avaliação. Para ela, o estudo será redobrado. ;Me sinto pouco preparada para fazer a redação do PAS e do vestibular. Pretendo estudar bastante até lá e garantir minha entrada na UnB;, afirma. Para a estudante, a mudança na avaliação das questões discursivas vai ajudar os alunos que têm que se preparar para o programa da UnB. ;Para mim, ler e escrever com compreensão é algo para a vida toda, às vezes mais importante que saber de cor as fórmulas de física e química, dependendo do curso que a pessoa pretende fazer.; Isabele Sarita Gomes, 15 anos, também vai começar a se preparar para as avaliações. ;Faço a primeira etapa este ano e espero que minha escola comece a explorar mais as aulas de português e redação;, comenta.

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