Cidades

Seiscentos aprovados em concurso da Secretaria de Educação são convocados

Na primeira etapa, serão convocadas 100 pessoas para os cargos de secretário escolar e de apoio administrativo. Até sexta-feira, 200 novos servidores terão recebido um comunicado solicitando o comparecimento

postado em 13/09/2010 08:00
Esta semana reserva boas surpresas para os que passaram no concurso da Secretaria de Educação para os cargos de secretário escolar e de apoio administrativo, realizado em 2009.O governador do DF, Rogério Rosso, autorizou a nomeação de 600 aprovados na seleção. Eles começam a ser chamados imediatamente. Hoje será realizada uma reunião apenas para finalizar os trâmites da convocação e fazer a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal. Até sexta-feira, 200 pessoas já devem ter recebido um telefonema, e-mail ou telegrama solicitando o comparecimento na secretaria para a entrega de documentos.

Nessa primeira etapa serão chamadas 100 pessoas para cada cargo. Em outubro serão mais 200 e o mesmo número em dezembro. No total, serão 400 novos secretários escolares e 200 assistentes atuando ainda em 2010. Segundo o secretário de Educação do DF , Marcelo Aguiar, as vagas vêm para suprir uma grande carência desses profissionais no mercado. ;Hoje, existem escolas com 3 mil alunos e apenas um secretário, isso não pode acontecer. Temos que reforçar as que estão nessa situação e munir as novas instituições de ensino de gestores capacitados para trabalhar;, enfatiza Marcelo Aguiar.

As nomeações irão melhorar o atendimento nas escolas públicas e agilizar os serviços burocráticos. Afinal, o secretário é o profissional responsável por elaborar todos os documentos relativos à frequência de alunos, emissão de certificados e documentos oficiais da escola. Os assistentes os auxiliam nesse trabalho.

Como já se passou quase um ano da divulgação dos aprovados, a expectativa pelo dia da convocação era grande. Luís Antônio de Oliveira, o Lula, passou em 267; lugar e ficou emocionado ao saber da notícia. Ele conhecia a necessidade da Secretaria de Educação e queria que o dia chegasse logo. Para tanto, Lula fundou a Comissão dos Aprovados da Secretaria de Educação e conseguiu reunir cerca de 500 associados. ;Conversamos com autoridades, deputados, pessoas do setor e até com o próprio governador para mostrar a necessidade de uma emenda autorizando o chamado para os que passaram;, conta.

Ver o nome no Diário Oficial da União será um sonho realizado para o morador de Ceilândia. ;Para conseguir a isenção da taxa do concurso, tive que comprovar que sou doador de sangue. Estudei muito em biblioteca pública para realizar o sonho de ser funcionário público;, relata. Além disso, Lula se diz honrado em poder trabalhar em escolas e ajudar na formação de novos cidadãos. ;A educação é a base da sociedade e eu farei parte dessa construção;, orgulha-se.

O certame para os cargos previa inicialmente 200 vagas mas, no total, cerca de 800 pessoas farão parte do quadro da secretaria. Os primeiros aprovados para as vagas divulgadas no edital já estão atuando em suas áreas e os outro 600 estarão empregados até o fim do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação