Cidades

Maquete de Brasília vai à Europa

A miniatura da cidade vai percorrer diversos países. Protótipo foi montado para o cinquentenário

postado em 13/09/2010 07:44
O mundo vai conhecer Brasília mais de perto, a partir do próximo dia 16. Depois de ficar exposta na capital federal em julho e início de agosto últimos, uma maquete que retrata a cidade vai percorrer países da Europa como Espanha e Portugal. Já tem convite para ir à Itália e à Alemanha. O protótipo foi montado em homenagem ao cinquentenário de Brasília, pelo arquiteto carioca Antônio José Pereira de Oliveira.

O tamanho da maquete representa o Plano Piloto reduzido 1,350 vezesA maquete é feita com base em fotos de satélite e recortada a laser. Foi reproduzida em escala de 1x1350, o que significa que o tamanho real do Plano Piloto foi reduzido 1,350 vezes. A representação é tridimensional e mostra da Torre Digital ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, no sentido norte/sul, e da Barragem do Paranoá à Rodoviária, no sentido leste/oeste. ;Usamos os recursos do Google Earth. Os prédios mais importantes aparecem em três dimensões. O desenho sai direto do Google e passa para a máquina a laser;, explicou o maquetista, em entrevista ao Correio.

O cenário em miniatura é uma atualização de outra maquete, também de Antônio Pereira, que fica no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes, desde 1988. A nova maquete se desdobra em 18 módulos, cada um com 1,6 metro por 1 metro. Vai viajar em caixas, para facilitar a montagem e o transporte.

A peça é o item principal da exposição Brasília 50 anos ; Meio Século da Capital do Brasil, com curadoria da empresária Danielle Rocha Athayde, que vive em Brasília desde criança. Tudo começou como um trabalho de dissertação de mestrado, no Instituto de Investigação José Ortega Y Gasset, em Madri. Haverá fotos aéreas, de João Facó, imagens inéditas dos monumentos históricos, feitas pelo fotógrafo especialista em olhares sobre a natureza Fábio Colombini.

Também fazem parte do material fotos do francês Marcel Gautherot e de Mário Fontenele, o mais importante fotógrafo da construção de Brasília, fotomontagens de Athos Bulcão, mobiliário de Sérgio Rodrigues dos anos 1950/1960 e obras de Marianne Peretti, vitrinista da Catedral, do Memorial JK e do Panteão da Pátria. A exposição que será vista primeiramente em Madri terá uma livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília.

Como não houve interesse do governo brasiliense em se envolver no projeto, segundo Danielle, os brasilienses viram somente a maquete. A maior parte do patrocínio veio do Ministério da Habitação da Espanha. A Brasília 50 anos fará parte do calendário espanhol das comemorações do Bicentenário da Independência das Repúblicas Latino-americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação