Cidades

Começa mobilização preventiva contra a dengue no DF

postado em 14/09/2010 12:03
A Secretaria de Saúde começou a mobilização preventiva contra a dengue no Distrito Federal. Os agentes iniciaram, na segunda-feira (13/9), uma ação na Estância Mestre D;Armas, em Planaltina, que deve durar até a próxima semana, quando também começará a ação na Candagolândia. Segundo o coordenador do programa da dengue no DF, Aílton Domício, o objetivo é mobilizar a população sobre a responsabilidade da prevenção da dengue.

Durante as ações, os profissionais da Saúde visitam as casas da região e dão orientações sobre a coleta de entulhos, recolhimento de materiais e, ainda, quanto ao manejo ambiental, no caso das áreas rurais. "Os agentes também informam os cuidados em relação ao criadouro, que está dentro, principalmente, das residências. Precisamos alertar a comunidade para eliminá-los", explica Aílton Domício.

Além das operações em Planaltina e Candangolândia, que continuam até o fim de setembro, uma outra mobilização social acontece nesta terça-feira (14/9) no Centro Educacional do Núcleo Bandeirante. "O objetivo é sensibilizar os educadores, no sentido de que possam ser multiplicadores da ação preventiva nas escolas. Não só como palestras, ir lá apresentar teatrinhos e brincadeiras. A ideia é que a ação possa continuar durante todo o ano", afirma o coordenador do programa da dengue no DF.

Nos dias 15 e 21 de setembro, a mesma mobilização segue para escolas públicas de São Sebastião e Planaltina, respectivamente. De acordo com Aílton, a ideia é que toda a Secretaria de Educação se mobilize em prol da causa. Em 20 e 21 de setembro, cerca de 300 auditores da Agência de Fiscalização (Agefis) participam de uma senbilização. Aílton explica que como os fiscais trabalham bastante em canteiros de obras é preciso orientá-los quanto aos riscos. "A parceria foi feita para que a prevenção da dengue também possa ser mantida pelos fiscais", esclare o coordenador.

Grande mobilização
Já para o mês de outubro, de acordo com Aílton Domício, está prevista uma outra grande mobilização que contará com a participação do governador do DF, Rogério Rosso, integrantes de órgãos do GDF, associações, movimentos religiosos, administrações e a própria população.

A ação, que ainda não tem local definido, deve acontecer no dia 6 de outubro e é uma forma de sensibilizar a comunidade da responsabilidade da prevenção da dengue. "A prevenção sempre foi vista de uma forma isolada, mas é uma responsabilidade de todos. Justamente, porque os principais criadouros de focos do mosquito da dengue estão nas casas", explica Aílton.

Prevenção
Segundo o coordenador Aílton, é preciso intensificar as ações enquanto se está no período da seca, para minimizar o problema no período da chuva, época de maior proliferação do mosquito. "Se não trabalhar preventivamente, será mais difícil no período chuvoso. É preciso trabalhar de forma antecipada", afirma.

Aílton Domício garante, ainda, que as ações não irão parar no período chuvoso. "Com a prevenção teremos uma quantidade bem menor de criadouros na época da chuva", finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação