postado em 14/09/2010 18:33
Dois adolescentes, um de 13 e outro de 14 anos, apreendidos na última quinta-feira (9/9) por roubo na Cidade Ocidental, conseguiram ser liberados por falta de vagas no centro de internação de Luziânia, que recebe os menores do município. Os dois foram liberados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da cidade, nesta terça-feira (14/9), onde aguardavam por vagas. Segundo a assessoria do promotor de Justiça da Cidade Ocidental, Luís Guilherme Martinhão, os centros de internação de adolescentes de Goiás são regionalizados, contemplando 13 cidades. Para cada município, há vagas limitadas. No caso da Cidade Ocidental, são quatro vagas. Na semana passada, cinco menores foram apreendidos em flagrante por roubo de roupas. De acordo com a assessoria, eles usaram uma arma de brinquedo para cometer o crime.
Três deles conseguiram vaga em Luziânia, que tem capacidade física para 50 adolescentes. Dois tiveram que aguardar em celas separadas dos demais presos no Ciops do município. A assessoria informou que nesses casos há um limite de cinco dias para os adolescentes irem para o centro de internação ou serem liberados. Como não o Ministério Público de Goiás não conseguiu negociar com a Secretaria de Cidadania e Trabalho de Goiás, a dupla teve que ser solta.
De acordo com a gerente de gestão de sistema socioeducativo da Secretaria de Cidadania e Trabalho, Cristiane Ramos Rocha, o centro de Luziânia, que já esta com a capacidade esgotada, passa por uma reforma em 10 alojamentos, danificados em maio deste ano. "Por conta da paralisação dos servidores no último dia de maio, os adolescentes que estavam internados naquele período quebraram essa ala. Desde então, fizemos licitação para a compra de material, mas a reforma ainda está sendo feita", explica.