Cidades

Incêndio destrói área da Cidade Digital e ameaça a Granja do Torto

Renato Alves
postado em 15/09/2010 16:49

Um incêndio de grandes proporções na área da futura Cidade Digital, a 300 metros da Residência Oficial do Torto - casa de fim de semana da Presidência da República -, ameaça a torre de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Brasília (CEB).

As chamas, que começaram na tarde desta quarta-feira (15/9), consomem todo o cerrado à margem da rodovia de acesso à região da Granja do Torto, ocupada por casas e chácaras, além do parque de exposições onde são realizados eventos agropecuários. Duas picapes com 10 homens do Corpo de Bombeiros estão no local. No entanto, eles não conseguem contolar o fogo.

Planalto
Os convidados para o lançamento do Plano de combate ao desmatamento do Cerrado, do Governo Federal, anunciado nesta tarde, sentiram o efeito das queimadas em Brasília. Durante a solenidade, realizada no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faltou energia elétrica por três vezes, por causa do incêndio perto da Granja do Torto.

Fumaça do incêndio na Granja do Torto vista da Asa Norte, em foto registrada por internautaLabaredas de até 10m de altura alcançaram a linha de transmissão de energia elétrica que abastece área central de Brasília, a Asa Norte, o Setor de Oficinas (SOF), Sobradinho, Lago Norte e a Granja do Torto. Segundo a CEB, devido ao calor, houve um desligamento automático das linhas, deixando parte do Plano Piloto, Sobradinho e São Sebastião sem energia.

Segundo a assessoria de imprensa da CEB, as chamas atingiram uma linha de alta tensão por volta das 16h. Dois circuitos de distribuição, que abastecem as partes norte e central de Brasília, acabaram afetados.

De acordo com a CEB, por cerca de 10 minutos o fornecimento de energia foi interrompido em toda a Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul, Tribunais Superiores, Pier 21, São Sebastião, Lago Sul e parte do Paranoá. Duas equipes da CEB estiveram no local e normalizaram o fornecimento.

Noroeste
A equipe do Correio Braziliense registrou outro foco de incêndio no Setor Noroeste, ainda em construção. As chamas estão próximas ao Camping Club de Brasília e da pista de aeromodelismo, vizinhos da garagem do Departamento de Trânsito (Detran).

Aguardem mais informações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação