Cidades

Lobo-guará é capturado em uma fazenda no Núcleo Rural, em Planaltina

postado em 17/09/2010 19:38
Um lobo-guará foi encontrado na manhã desta sexta-feira (17/9) em uma fazenda no Núcleo Rural PADF, na DF-100, em Planaltina. No local funciona uma granja, distante cerca de 120 quilômetros de Brasília. O canino foi capturado pelos próprios funcionários da propriedade, que fizeram uma gaiola para pegá-lo. De acordo com o sargento Francisco das Chagas, da Polícia Ambiental, o lobo já tinha comido, pelo menos, cem galinhas do local nos últimos quatro meses.

Este foi o segundo lobo encontrado na mesma fazenda este ano e o terceiro desde o ano passado. "A facilidade de encontrar alimento atrai esse tipo de animal", explicou Chagas. Após prender o lobo, os proprietários acionaram a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA). Quatro homens foram necessários para conter a fúria do animal. A região onde ele foi preso fica próximo de uma escola, o que aumenta ainda mais os riscos para crianças. "Quando ele se sente acuado é muito perigoso atacar alguém", destacou o sargento.

O lobo-guará foi levado para o centro de triagem do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), localizado às margens da BR-070 (que liga Brasília a Águas Lindas de Goiás). Trata-se de um macho, de aproximadamente três anos e 35 quilos. Após realização de exames o lobo foi solto de volta na natureza, na Floresta Nacional (Flona).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação