Cidades

DF participa do Dia Mundial de Limpeza das Águas

postado em 18/09/2010 14:42
Brasília - Em cinco pontos do Distrito Federal (DF) haverá hoje (18) coleta de lixo nas margens de lagos. A atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial de Limpeza das Água, que chega a sua oitava edição no país e a sexta no DF. Voluntários ligados a organizações não governamentais, ciclistas, mergulhadores e alunos de escolas públicas estão participando da limpeza.

O Dia Mundial de Limpeza das Águas é um evento mundial que iniciou na Austrália na década de 90 e hoje ocorre em 120 países, mobilizando mais de 30 milhões de pessoas. No Brasil, o evento ocorre também nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia.

O lixo retirado passa por triagem e pesagem. O material reciclável é destinado às associações de catadores de lixo. Cerca de 70% dos resíduos são material plástico. Em Brasília, o que não for reaproveitado será levado para o lixão.

O representante da Ecoatitude - entidade organizadora oficial do evento no DF -, Antônio Augusto Pires do Rio, disse que Brasília foi pioneira na participação da atividade com a retirada do lixo de córregos, rios e lagos. Em 80% das demais cidades, a coleta é feita em locais litorâneos.

;Além de ajudar na redução da poluição e assoreamento dos córregos e nascentes, queremos conscientizar as pessoas se divertam e acabem deixando seu lixo ;, destaca ele.

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 do bairro Estrutural, em Brasília, participaram da coleta dos resíduos. O estudante Daniel de Jesus Souza, 15 anos, disse que foi a primeira vez que faz esse tipo de trabalho. Hoje, ele ajudou a retirar do Lago Paranoá, no Parque Ecológico Erminda Dom Bosco, um pneu de carro. ;O mundo precisa de gente ajudando a preservá-lo. Lugar de lixo é no lixo.;

A atividade ocorre durante o dia inteiro na Administração do Varjão, no Parque Ecológico Ermida do Bosco, no Zoológico de Brasília, no Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, e no Lago Veredinha, em Brazlândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação