Cidades

Hallel organizado pela Arquidiocese reúne gente de vários estados em ginásio

postado em 19/09/2010 11:30
;Parece até que não está tão seco;, disse, animado o padre João Firmino, um dos organizadores da festa que atraiu ontem, durante todo o dia, milhares de pessoas ao Ginásio Nilson Nelson. Amparada por garrafas d;água e muita disposição, gente de todas as idades e proveniente de vários estados brasileiros prestigiaram o 15; Hallel, promovido pela Arquidiocese de Brasília. Participaram mais de mil voluntários, de 122 paróquias do DF, reunidos desde junho para a estruturação do grande dia.

Hallel quer dizer ;cântico de louvor e exaltação a Deus; e o evento tem na música sua maior referência. Este ano, o tema foi Eu sou o pão da vida, em unidade com o Ano Eucarístico, celebrado em maio. Até o fechamento desta edição, o público presente era de cerca de 50 mil pessoas. Os organizadores estimaram 120 mil até o fim do evento.

Logo de manhã, os fiéis já começavam a encher o ginásio e seus arredores, no espaço montado com diversas tendas, sob organização da Arquidiocese de Brasília. Enquanto no lado de dentro pessoas se reuniam para participar da Santa Missa celebrada pelo arcebispo dom João Braz Aviz, a área externa era dominada pelos jovens, atraídos sobretudo pela música. Com foco neles, o Hallel contou até mesmo com tenda de rock e ambiente eletrônico, tendo o Padre DJ como maior atração.

;Queremos celebrar a vida com muita festa, muito ânimo, de uma maneira correta, vendo que é possível ser feliz sem fazer uso de coisas ilícitas ou que possam atrapalhar a vida;, determinou o padre Firmino. Assim, ao som da Dança da amizade, jovens se divertiram no local, além de ouvirem testemunhos e muito louvor. A parte externa contou ainda com 11 módulos, como confissão ; um dos mais requisitados ;, intercessão, caridade e questões sociais, sexualidade e Sede sóbrios. Este funcionou como auxílio aos familiares de dependentes químicos. ;A ajuda chega até o dependente;, afirma um dos coordenadores do módulo, Gildo Alves, que desde 2002 luta contra o vício do álcool.

Idades variadas
Outra área montada foi a do Hallelzinho, espaço infantil com apresentações de teatro, dança e palhaços, além de desenhos e pintura de rosto. Juliana Ferreira, de sete anos, aprovou. ;Eu amei. Já dancei e agora vou aprender a historinha;, disse ela, sentada a uma pequena mesa, diante da voluntária e de outras crianças. ;Depois vou pintar meu rosto e dançar de novo.; Havia ainda parede de escalada para quem quisesse se aventurar. Comerciantes também aproveitaram a ocasião para vendas de lanches e itens religiosos, como camisetas, livros e CDs em toda a área externa do ginásio.

Na fila da confissão, segurando um terço, a aposentada Erondina de Brito, de 62 anos, conta qual é sua motivação para participar do Hallel há vários anos: ;Representa um encontro com Deus. Temos que estar sempre buscando a Palavra;. A bibliotecária e missionária católica Paloma Guimarães, 32, afirma já ter perdido as contas de quantos foram os eventos anteriores dos quais participou. ;Somos chamadas para ser sal e luz onde estamos, em toda a nossa vida. O que me motiva a participar do Hallel é a evangelização, é levar mais almas para Deus;, resume.

Segundo a organização, a festa contou com a presença de fiéis vindos de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e São Paulo. A estudante de enfermagem Alzira do Nascimento, 32 anos, veio do Ceará, uma prática que exerce há 10 anos. ;É um dia diretamente com Deus. Em um ano você vem só para pedir, e no outro, só para agradecer. Eu estou agradecendo, já pedi muito;, contou. Ela chegou ao ginásio às 8h30 para ficar até o fim. Alzira aproveita a temporada para se hospedar na cidade até novembro, em casa de parentes.

O evento terminou por volta das 21h, com o recebimento do Jesus Eucarístico no palco central, para a bênção final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação