Cidades

Lago do descoberto ganha novas mudas de plantas no Dia da Árvore

postado em 20/09/2010 14:54
No Dia da Árvore, nesta terça-feira (21/9) às vésperas do início da primavera (23), o Lago do Descoberto, responsável por 65% do abastecimento de água do Distrito Federal, receberá mudas de espécies nativas do Cerrado. O objetivo é criar uma "faixa verde" para conservação do lago. O projeto é uma parceria entre diversos órgãos do GDF, desenvolvido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

O início do evento está marcado para às 9h30 desta terça, no incra 06, em Brazlândia, e contará com a presença de autoridades, estudantes e produtores locais que, de forma simbólica, darão início ao projeto com o plantio de cem mudas.

De acordo com a gerente do núcleo de reabilitação ambiental, Alba Evangelista, foram plantadas 16 mil árvores no início deste ano. "Foi dado um prazo de quatro anos para que plantássemos 250 mil plantas e nós já estamos chegando aos 150 mil. Vai sobrar só 100 mil para o próximo ano. Vamos acabar antes da hora", comemora a gerente.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), um programa de educação ambiental também faz parte da programação. Palestras sobre reversão do desmatamento, do processo erosivo e sedimentação do lago darão orientações à população. De acordo com a assessoria, é atribuição dos chacareiros preservar as mudas até que se tornem árvores. Os produtores devem capinar os regularmente e cercar o acesso às plantas para impedir que animais as comam.

Além da Adasa e da Seapa, participam a Associação Pró-Descoberto, o Ministério Público do DF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação