Adriana Bernardes
postado em 21/09/2010 07:49
A cada 19 horas e 23 minutos, uma pessoa perde a vida em acidente de trânsito no Distrito Federal. No primeiro semestre deste ano, 224 já morreram, um salto de 7,6% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os motociclistas e os ciclistas são as maiores vítimas da fatalidade e da combinação perversa entre imprudência na condução do veículo e a inexistência de uma política pública focada na redução de acidentes.Cinco horas após ter a confirmação da morte do filho, a servidora pública Maria das Graças Farias de Oliveira, 46 anos, recebeu a reportagem. A dor era tão intensa que ela quis alertar outros condutores. ;Meu filho amava a velocidade. As pessoas precisam entender que velocidade não combina com direção. Se está alcoolizado, tenha consciência e não pegue o volante. Só Jesus para explicar o que eu estou sentindo neste momento.; Thiago Farias Martins, 25, morreu após a Kombi que dirigia cair do viaduto do Lago Norte, em 29 de agosto. Thiago era casado com Luciele, com quem tinha uma filha de 3 anos.
A quantidade de acidentes fatais no primeiro semestre corresponde ao segundo pior índice dos últimos sete anos: 209 casos este ano. Número tão alto somente foi superado em 2008: 222 notificações pelo órgão de trânsito (veja arte). As motos estiveram envolvidas em 37% dos acidentes, apesar de representarem apenas 10,9% do total da frota do DF que em junho era de 1.182.368 veículos. As bicicletas e os automóveis também envolveram-se mais em acidentes se comparado ao mesmo período de 2009. Foram 23 ciclistas (9,5% mais) e 132 condutores de carros (aumento de 28,1%).
Alerta
O diretor-geral do Detran, Francisco Saraiva, reconhece que os números são preocupantes. ;A falta de planejamento e de uma política pública, além da instabilidade política, são alguns fatores que interferiram negativamente nos resultados.; Saraiva lembrou que a diretoria do órgão foi trocada quatro vezes e que o número de agentes de trânsito e de equipamentos são insuficientes. ;Temos 120 agentes nas ruas e 38 viaturas em boas condições de uso. A frota de veículos não para de crescer. O número de condutores aumenta dia a dia e nossa estrutura não acompanha;, apontou.
Na avaliação de Saraiva, a Copa do Mundo e o aumento acelerado da frota de motos também contribuíram para piorar as estatísticas. A frota de motos cresceu 11% este ano. ;Observamos uma tendência de queda nos acidentes com carros, mas o envolvimento das motociclistas cresce;, diz. A pouco mais de três meses do fim da gestão, Saraiva traçou metas para reverter as estatísticas. A fiscalização será intensificada nos pontos críticos de acidentes. Enquanto o reforço de pessoa não chega, os agentes de trânsito com cargos de confiança serão escalados duas vezes ao mês para ajudar na fiscalização. ;Essa regra vale também para mim. Ao todo serão 10 agentes extras. Parece pouco, mas é suficiente para montar cinco equipes a mais;, explicou Saraiva.
Educação
Ainda esta semana, será assinado um convênio entre o Detran e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que vai possibilitar a atuação conjunta dos dois órgãos tanto em blitzes quanto na fiscalização.
Os especialistas em trânsito apontam a educação como principal arma para reduzir as mortes nas pistas. Mas este ano, o investimento do Detran nessa área foi praticamente zero. O contrato com a empresa de publicidade encerrou-se no fim do ano passado e o processo licitatório só ficou pronto em abril deste ano. Mas como houve uma mudança recente na lei de licitação para esse tipo de serviço, os técnicos tiveram de refazer todo o trabalho. Logo em seguida, o órgão ficou proibido de veicular propaganda em função do período eleitoral. Resultado: R$ 10 milhões que seriam investidos em campanhas educativas até agora não foram usados.
Diante da falta de contrato com publicidade para promover campanhas educativas, a Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc) continuou com as palestras em escolas das redes pública e privada. Segundo o diretor do setor, Marcelo Granja, de junho a agosto deste ano foram feitas 2,3 mil palestras para estudantes do ensino médio e fundamental. ;Com os mais velhos falamos sobre o processo de habilitação e comportamento no trânsito. Com as crianças, são seis encontros. Aos poucos apresentamos o pedestre no trânsito, o ciclista, o passageiro a importância do cinto e da cadeirinha;, detalhou. A escola que tiver interesse deve agendar pelo telefone 3901-6970.