Cidades

Escolas adotam medidas para minimizar efeitos da estiagem de 118 dias

postado em 21/09/2010 10:53
O Distrito Federal completou, nesta terça-feira (21/9), 118 dias sem chuva. De acordo com o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), a estiagem deve continuar pelo menos até o final desta semana. Para tentar minimizar os problemas do clima seco, as escolas têm adotado medidas de prevenção.

Como é o caso do Centro de Ensino 1 do Riacho Fundo I. Segundo a supervisora pedagógica, Rosana Lins, a escola tem feito as medidas que estão ao alcance, entre elas, incentivar o uso das garrafinhas. "Orientamos para que os estudantes se hidratem ao longo do dia. Além disso alteramos as atividades físicas. Na turma da manhã, as aulas de educação física vão até às 9h30 e na parte da tarde só começam no final do dia, quando o sol já está baixo", explica. A escola também traz a educação física para a sala de aula. "Estamos pedindo que os professores incentivem atividades lúdicas dentro de sala para evitar a exposição ao sol", garante Rosana.

Já no Centro de Ensino 10, em Ceilândia, até água no pátio está sendo utilizada para amenizar o período da seca. De acordo com o supervisor pedagógico, Geysson Maranhão, a escola tem feito de tudo para minimizar os problemas da estiagem. "Estamos tirando os alunos das quadras no horário de maior intensidade do sol e pedindo que os professores os levem ao salão de jogos, onde há pingue-pongue e totó", explica.

Enquanto a chuva não chega, o supervisor do CE 10 de Ceilândia afirma que o jeito é esperar. "Não tem muito o que fazer, a não ser esperar por São Pedro", diz Geysson, entre risos.

Previsão

Segundo o meteorologista de plantão, Hamilton Carvalho, não há previsão de chuva até o final desta semana. Para esta terça-feira, o céu continua de claro a parcialmente nublado. A umidade relativa do ar deve ficar entre 80% e 30% e a temperatura máxima pode chegar até 28;C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação