postado em 21/09/2010 19:34
O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar novamente o incêndio no Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, na noite desta terça-feira (21/9). O fogo teve início no último domingo (19/9) e consumiu uma área de 13 mil hectares - 28% da área da reserva -, segundo última estimativa da corporação. Nesta madrugada, o fogo havia sido controlado, mas quatro novos focos surgiram no início da tarde. Para conter as chamas, 174 bombeiros atuaram durante o dia no parque, além de dois aviões que chegaram nesta segunda-feira (20/9) de Tocantins para reforçar o combate ao incêndio.
[SAIBAMAIS]Segundo o chefe da comunicação do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Roberto, as atividades aéreas foram suspensas, mas pelo menos 80 homens da corporação vão passar a noite no local para impedir novos focos. "Nós vamos continuar o trabalho de rescaldo, porque ainda tem muitos pontos quentes, fumegantes que inspiram cuidado", afirma. Ele diz ainda que, pelos próximos dois dias, militares devem permanecer no parque.
As labaredas começaram a castigar a vegetação da água Mineral às 8h de domingo (19/9). A ação dos bombeiros começou a surtir efeito após a chegada de aviões usados para o combate ao fogo. Cada aeronave tem capacidade para transportar 3,1 mil litros de água, usados no combate às chamas.
O Corpo de Bombeiros não descarta a hipótese de que o fogo tenha sido provocado. Uma perícia será realizada para procurar vestígios que indiquem se foi ou não criminoso.
Seca
Há 118 dias não chove no DF. A estiagem aumenta o número de focos. Só neste ano, três incêndios atingiram grandes proporções. Na Chapada imperial, neste mês, aproximadamente 4 mil hectares foram devastados pelo fogo. Cerca de 1,6 mil hectares foram queimados na reserva de Águas Emendadas, também em setembro deste ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, não há previsão de chuva para esta semana. É provável que a estiagem termine por volta do dia 25 deste mês.