Cidades

Ciclistas fazem pedalada em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro

postado em 22/09/2010 11:03
Cerca de 40 ciclistas participaram, nesta manhã de quarta-feira (22/9), de uma pedalada em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, promovida pela ONG Rodas da Paz. O passeio, com início na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), seguiu pelo Eixo Monumental e foi até o Museu da República. O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, a vice-governadora, Ivelise Longhi, e a primeira dama, Karina Rosso também participaram do movimento pedalando.

[SAIBAMAIS]Para iniciar a pedalada, os ciclistas se encontraram no Balão do Guará e seguiram pela EPTG. Em seguida, pegaram o Eixo Monumental, que tem duas faixas da esquerda interditadas para o movimento, no sentido Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar fez a segurança da área e a interdição não complicou o tráfego de veículos na pista até por volta de 11h.

Rogério Rosso, Ivelise Longhi e a primeira dama, Karina Rosso, se juntaram ao movimento depois que os ciclistas passaram na altura do Palácio do Buriti. No local o governador anunciou a liberação de R$ 42,2 milhões para ciclovias em 10 regiões do DF. Atualmente, R$ 11,7 milhões estão aplicados em novas ciclovias em ceilândia, Santa Maria e recanto das Emas.

De acordo com o anúncio, as obras começam de imediato e devem desafogar o trânsito na Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Ceilândia, Paranoá, Taguatinga, Gama, Riacho Fundo II, Guará e Park Way. A meta é concluir até o final de 2010, 300 km de ciclovias.

O movimento teve encerramento no Museu da República, onde os integrantes da ONG Roda da Paz leram uma carta com reinvindicações que beneficiam os ciclistas. A instalação de uma malha cicloviária no Distrito Federal e o investimento em políticas de educação no trânsito estão entre os pedidos.

A pedalada fez parte das atividades da Semana da Mobilidade que tem o objetivo de incentivar o uso de transportes alternativos, durante a semana do Dia Mundial Sem Carro, lembrado nesta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação