Jornal Correio Braziliense

Cidades

Novos projetos marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Mais de 300 mil pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência física no Distrito Federal, cerca de 14,5% da população. Para atendê-los, todas as novas obras em andamento e as já entregues pelo governo, como a Fonte da Torre e a recém-inaugurada Rodoviária Interestadual, estão adaptadas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Seduma), novos projetos estão previstos para ajustar a cidade.

Nesta terça-feira (21/9) foi comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, de acordo com a Seduma, há motivos para comemoração, pois a acessibilidade tem sido uma das principais bandeiras das políticas públicas do governo. Segundo a Seduma, as calçadas do Setor Comercial Sul já têm rampas e piso tátil. E de 2007 a 2009 foram feitos 438.059 metros de calçadas e 16.132 metros foram recuperados.

Entre os projetos previstos participam a Secertaria de Transportes, que prevê 33% da frota de ônibus e micro-ônibus com acessibilidade, no total de 950 veículos; a Secretaria de Saúde, com novos postos e reformas com adaptações; a Secretaria de Trabalho, com o Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, onde 10% das vagas em cursos promovidos pelo governo com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) serão destinados a pessoas com deficiência; entre outros.